Turismo Titulo
Países europeus comemoram a primavera
Por Da AJB
13/04/2006 | 10:29
Compartilhar notícia


Quando o triste cinza das nuvens invernais dá lugar ao multicolorido da primavera, a Europa é tomada por uma alegria quase coletiva. A chegada da estação das flores no Velho Continente, além do aroma característico da época, traz de volta os diversos tipos de festivais: de flores, música, teatro etc. As comemorações se estendem até o fim do verão europeu, antes que o outono instale sua aura melancólica e gelada nas bandas de lá.

Comandada pela múltipla beleza do desabrochar das flores, a primavera européia encanta turistas todos os anos. Conhecida por seus enormes campos coloridos, a Holanda anualmente promove diversas festas dedicadas apenas à contemplação das flores. A cada década, no ano terminado em 2, o país promove a famosa Floríade, sempre em lugares diferentes da Holanda.

No último evento, a Floríade aconteceu na região de Haarlemmermeer, nos arredores de Amsterdã, com mais de 3 milhões de visitantes de todos os cantos do mundo. A sexta edição acontece em 2012. Em Emmerloord, também na Holanda, outra tradição é o Festival da Tulipa, em março. O ponto alto do evento é a eleição da tulipa rainha pelos jurados.

Os povos eslavos são responsáveis por outras festas das flores. Na Bulgária, saem as tulipas e entram as rosas, estrelas de uma das mais belas comemorações do país. O Festival das Rosas, na vila de Kanzalak, começou no último dia 30. A primeira vez que aconteceu foi no longínquo ano de 1903. Hoje, reúne velhos produtores e jovens moradores: todos resgatam antigas danças típicas. Assim como em Emmerlood, o ponto alto da festa acontece no último dia, quando se escolhe a rosa rainha. A região, por sinal conhecida como Vale das Rosas, é a maior produtora de flores do país.

Na Estônia, organizada por uma universidade da cidade de Tartu, o florido Festival da Primavera local leva anualmente mais de 40 mil pessoas no fim de abril. Já os russos aproveitaram a experiência com as flores para divulgar suas festas de primavera em terras mais orientais. Em Seul, Coréia do Sul, no parque Everland, modelos russas distribuem belos exemplares de tulipas à população local durante este mês.

Ainda no Leste Europeu, duas grandes e belas capitais promovem festividades na estação das flores. Só que, tanto em Budapeste, na Hungria, quanto em Praga, na República Tcheca, as comemorações são voltadas para a música. Apresentações clássicas e populares tomam as ruas e teatros locais.

Os tchecos prestam uma homenagem a Mozart por causa dos dois séculos e meio de nascimento do compositor, comemorados este ano. O Festival da Primavera, que termina hoje, teve um ciclo dedicado a ele. Até o fim de julho, Praga receberá ainda diversas óperas e exposições de Mozart. Uma delas será a W.A.Mozart e Praga, no Municipal House. O gênio, por muitas vezes, buscou inspirações à beira do rio Moldava, que corta a capital.

Em Budapeste, o Festival da Primavera é um dos maiores eventos de música do Leste Europeu. São mais de 200 concertos de artistas húngaros e internacionais. Além disso, a bela cidade encanta qualquer turista. Um passeio às margens do rio Danúbio é o suficiente para sentir saudades de lá.

Mas as festividades da nova estação não são exclusividade da Europa Oriental. Na Suíça, em junho, acontece a 40ª edição do famoso festival de Montreux, dedicado a estilos musicais mais populares do que eruditos. A França é repleta de eventos musicais, que invadem o verão europeu. O Festival de Saint-Denis, nos arredores de Paris, acontece entre os meses de junho e julho.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;