Setecidades Titulo
ABC continua a ter que conviver com chuvas e enchentes
Por James Capelli
e Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
07/04/2001 | 15:54
Compartilhar notícia


O Grande ABC foi castigado pelas chuvas de verão que causaram muitos estragos, inundações e deixaram famílias inteiras desabrigadas. A principal causa das enchentes é o crescimento desestruturado da malha urbana na região. O solo está impermeabilizado pelo concreto. Os piscinões são uma solução paliativa – em 20 anos, eles já não darão conta do recado. Uma solução possível seria a abertura de corredores verdes nas cidades.

Enquanto isso não ocorre, lutar contra a força das águas tem sido uma tarefa inglória. Mais ainda quando o poder público falha. Um equipamento poderia prever grandes tempestades, mas o preço alto assustou os políticos da região.

E em Santo André, a falta de um funcionário para ligar a bomba de sucção do piscinão da Vila América, transformou uma cheia que não passaria de 50 cm, numa enchente de 2 m de altura. Vinte e uma famílias foram prejudicadas e uma casa desmoronou. No Jardim Santo André, não houve falha, mas a chuva causou deslizamentos de terra e deu a famílias inteiras o novo endereço de abrigos da Prefeitura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;