Política Titulo São Bernardo
Câmara questionará TCE sobre acordos com Consórcio

Presidente da casa diz que entidade atropela ao negociar sem aval dos parlamentares

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
25/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/ DGABC 22/5/17


Projeto de lei que trata da garantia de inclusão social e acessibilidade a gestantes com deficiência auditiva começou a tramitar na Assembleia Legislativa. A proposta número 427/2019, protocolada pelo deputado Thiago Auricchio (PR), tem objetivo de assegurar o direito a intérprete de Libras no acompanhamento de pré-natal e no trabalho de parto.

“A gravidez é um dos momentos mais emocionantes na vida de qualquer pessoa e com a pessoa com deficiência não é diferente. O que vemos hoje é a dificuldade que elas têm no atendimento pré-natal e até mesmo da emoção do trabalho de parto devido à ausência dessas profissionais que conseguem detalhar precisamente o que está ocorrendo e os procedimentos a serem adotados durante a gravidez. Nosso objetivo é garantir um parto humanizado e que elas possam sentir e vivenciar esse momento plenamente”, argumentou o republicano, que debuta na Assembleia Legislativa.

A proposta foi apresentada no último dia 9 e atualmente está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia, da qual o próprio Thiago faz parte. O grupo vai analisar, por exemplo, eventual vício de iniciativa da matéria em trâmite por gerar custos ao Estado. A legislação prevê que todos os estabelecimentos públicos de saúde deverão proporcionar à pessoa com deficiência auditiva gestante o direito a uma intérprete.

“A ideia é criar um canal efetivo de diálogo entre paciente, médicos e enfermeiros, promovendo inclusão social. Temos alguns exemplos disso no Brasil e a emoção sentida por essas mães é extremamente recompensadora e motivadora. São Paulo é um Estado pioneiro e precisa garantir esse direito ao seu cidadão. É nosso dever com a sociedade”, pontuou o deputado.

O acompanhamento da intérprete desde o pré-natal contribuiria para que a gestante se sinta mais segura, conseguindo se comunicar com toda equipe médica, além de proporcionar à gestante um efetivo conhecimento de todo procedimento médico a ser realizado durante a gravidez. “Nosso mandato terá total atenção e foco com a inclusão social e o direito da pessoa com deficiência. Assumo esse compromisso com essa luta diária. Vamos abraçar essa causa com extrema dedicação”, concluiu Thiago. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;