Política Titulo Para gestão do pátio
São Bernardo assina convênio com Detran

Em agenda na sede da autarquia, Morando firmou novo modelo de operação do espaço

Por Fábio Martins
do dgabc.com.br
11/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Gabriel Inamine/PMSBC


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), assinou ontem convênio com o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) que trata sobre a gestão do pátio de veículos da cidade. O termo envolve a municipalização dos serviços de remoção, guarda e depósito de automóveis irregulares. Diante do ajuste, celebrado na sede do órgão paulista, na Capital, com a presença do presidente Paulo Roberto Falcão Ribeiro, o espaço passa a ser regido pelas regras da autarquia.

O convênio dos serviços, que terá duração inicial de cinco anos, deixa o município responsável pelos veículos apreendidos por infrações de trânsito. Em contrapartida, a cidade receberá os valores das taxas de remoção e diárias resultantes das apreensões. Por outro lado, o Detran se torna parceiro da Prefeitura na execução das atividades, além de acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento das operações. Os leilões de carros seguem a cargo da empresa estadual.

Morando firmou o acordo ao lado de Ribeiro, delegado licenciado da PF (Polícia Federal), e do secretário municipal de Transportes, Delson José Amador. Com a formalização do vínculo, segundo o tucano, o procedimento assegura eficiência e modernidade aos serviços, além de indicar que “a cidade receberá os valores das taxas de remoção e diárias resultantes das apreensões realizadas pela PM (Polícia Militar) em São Bernardo”. “É mais segurança, transparência e organização para São Bernardo”, pontuou.

“A partir de agora, as regras para apreensão de veículos irregulares e sua estadia no pátio estarão sob as regras do Detran de São Paulo. Trazendo moralidade, legalidade e transparência para que, juntos, possamos construir uma cidade mais justa e igual para todos. São Bernardo ganha, porque iremos tirar carros irregulares das ruas, veículos abandonados e com problemas de documentação. Tudo dentro da lei, da legalidade, sob as duras regras do Detran”, emendou o prefeito.

A administração tucana havia informado que mudaria o modelo de gestão do pátio de veículos. Antes, o lucro da empresa era advindo do número de apreensão de automóveis e o dinheiro era recolhido pela terceirizada. No fim de 2017, o Paço reassumiu o controle do serviço, que era prestado pela Octágono Serviços Ltda. Em julho, foi assinado decreto de intervenção visando impedir que a Octágono retomasse a operação do contrato de concessão, considerada nociva ao município. No período, a TB Serviços S/A atuava em caráter emergencial. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;