Política Titulo Erro de informação
Neto do ex-presidente Lula não morreu de meningite

Laudo do Instituto Adolfo Lutz acusou que a morte da criança foi provocada por outra bactéria

Por Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
02/04/2019 | 06:29
Compartilhar notícia
Divulgação


Arthur Araújo Lula da Silva, 7 anos, neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não morreu em decorrência de meningite meningocócica, como divulgado pelo Hospital Bartira, da Rede D’Or, em Santo André, onde o garoto faleceu há exato um mês. Laudo do Instituto Adolfo Lutz acusou que a morte da criança foi provocada por outra bactéria. Não há informações oficiais sobre a causa, mas a suspeita é Staphylococcus aureus.

Os resultados dos exames do menino junto ao maior laboratório de saúde pública do País afastaram o diagnóstico de que Arthur foi vítima de meningite. Ainda segundo apurou o Diário, os pais do garoto, Marlene Araújo Lula da Silva e Sandro Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente com a ex-primeira-dama Marisa Letícia (que morreu em 2017), foram comunicados na semana seguinte à morte da criança.

Em nota divulgada no começo de noite de ontem, a Prefeitura de Santo André confirmou que Arthur não morreu de meningite. Apesar da notificação repassada pelo Hospital Bartira, na qual dizia que o neto de Lula tinha sido acometido pela doença, o resultado do exame de líquor realizado no mesmo dia pelo próprio hospital, acusou bacterioscopia negativa. “Em face dessa constatação, na mesma data, a Secretaria de Saúde de Santo André, por meio do Departamento de Vigilância à Saúde, encaminhou as amostras de sangue e líquor coletadas no hospital para análise e confirmação do Instituto Adolfo Lutz, que normalmente emite os resultados no prazo de 15 a 30 dias.”

Imediatamente, ainda segundo o Paço, “todos os procedimentos de proteção e profilaxia dos comunicantes foram realizados seguindo os protocolos do Ministério da Saúde”. Poucas horas depois do anúncio da morte de Arthur, às 17h, estudantes da manhã e da tarde (34 ao todo) do 2º ano A do Colégio Darwin Central School, de São Bernardo, onde a criança estudava no período integral, estavam no colégio para profilaxia da meningite bacteriana.

Ainda de acordo com o texto enviado pelo Paço, as investigações foram finalizadas pela Secretaria de Saúde, por intermédio da Vigilância, e, “segundo os resultados dos exames realizados pelo Adolfo Lutz, foram descartadas: meningite, meningite meningocócica e meningococecemia”.

Questionado, o próprio Hospital Bartira evitou admitir erro, mas mudou sua versão sobre a causa da morte de Arthur. Segundo a unidade, em nota enviada ao Diário, Arthur faleceu “devido ao agravamento de quadro infeccioso”. O comunicado enviado pelo hospital, agora, é semelhante ao boletim médico divulgado no dia da morte do menino. A diferença entre um e outro é que, neste novo informativo, não consta o termo “meningite meningocócica”. O hospital, inclusive, sustentou que reiterava as informações, mas não citou mais a meningite no boletim.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;