Setecidades Titulo Área central
Reforma do calçadão de Mauá é retomada

Previsto para ser concluído em maio de 2016, serviço será entregue apenas em fevereiro de 2018

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
16/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O calçadão de Mauá, na região central da cidade, enfim teve as obras de reforma retomadas pela Prefeitura, após o serviço ter sido iniciado há dois anos e cuja previsão de entrega era para maio de 2016. Agora, a administração municipal projeta que a revitalização do espaço seja concluída em fevereiro de 2018.

A empresa responsável pela execução do trabalho é a Cerqueira Torres Construções Terraplanagem Ltda. O valor do contrato é de R$ 1,072 milhão. Atraso no repasse do recurso, por parte do governo federal, foi um dos motivos que culminaram na paralisação da ação.

Esta será a primeira vez que o local passará por grande intervenção desde que foi inaugurado, em abril de 1998. Na última semana, funcionários cercaram trecho nas imediações da Praça do Relógio (marco zero do município) para iniciar os reparos.

A área do calçadão compreende ainda a Avenida Barão de Mauá, a Rua Rio Branco e a Praça 22 de Novembro, esta última com o solo em situação bastante crítica. Enquanto a obra não chega até lá, os buracos que tomam o local são tapados com cimento, situação que não se mantém por muito tempo. “É só chover que vai tudo embora”, conta a atendente de lanchonete Taiany Vieira Alves, 27.

A deterioração do piso causa inúmeros acidentes, como acompanha frequentemente a comerciante Joana D''arc Santos Nunes, 57. “As pessoas tropeçam, caem. Dia desses um idoso caiu e foi preciso chamar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). É absurdo um centro da cidade desse jeito”, reclama.

No calçadão da Rua Rio Branco, trecho inferior a 250 metros foi revitalizado na gestão passada, rente à entrada de algumas lojas. Porém, o fato de o serviço ter sido feito em horário comercial prejudicou os estabelecimentos, lembra Arnaldo Pina, 58, funcionário de loja de calçados. “Não era possível nem entrar”, recorda, insatisfeito.

Segundo a Prefeitura, na atual fase, os técnicos realizam a instalação de tapumes e refazem serviços glosados. A obra prevê que sejam feitas ainda recuperações da linha de guias; demolição parcial de sarjetas; pavimentação em bloco de concreto intertravado, compreendendo escavação e reforço de subleito; instalações hidráulicas; além de paisagismo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;