Política Titulo Sem prévias
PT de São Caetano corre para evitar disputa interna

Partido realizou ontem encontro municipal sem atores principais

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
16/05/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


Mecanismo histórico dentro do PT, a prévia interna para escolher o candidato ao cargo majoritário hoje é considerada como desfavorável aos olhos da própria militância. Em encontro ontem para traçar as diretrizes da legenda em São Caetano para o pleito de 2012, a disputa partidária se tornou quesito preponderante para ser evitado e, com isso, a sigla tentar entrar fortalecida no processo eleitoral.

Para o presidente do diretório municipal do PT, vereador Edgar Nóbrega, a reunião, que serviu para demarcar a estratégia de campanha, mostra que o partido está em busca de unidade. "Podemos constatar que a prévia tem sido um desserviço, pois acaba em briga entre nós mesmos. Toda a executiva esteve com o (prefeito de São Bernardo e liderança regional petista) Luiz Marinho que nos indicou esse caminho contrário, assim como do (ex-presidente) Lula."

Integrante da executiva estadual do partido, o vereador de Santo André Tiago Nogueira argumenta que a ferramenta de prévia precisa de reforma. "O processo tem fragilizado nossos nomes ao invés de potencializar, como já aconteceu em Santo André e em São Caetano. Não achamos que seria o caso de abolir, mas é preciso aperfeiçoar." Nas duas cidades, o partido saiu rachado da eleição interna, culminando em derrota nas urnas em 2008.

Ao contrário do que era esperado, os três últimos candidatos do PT - Jair Meneguelli (em 2000), Hamilton Lacerda (2004) e Jayme Tortorello (2008) - não esrtiveram no evento, que reuniu cerca de 200 pessoas para debater os rumos e bandeiras a serem levantadas. Além de oficializar a pré-candidatura de Edgar - única, até agora - à Prefeitura. Ao Diário, Meneguelli afirmara que também está no páreo, com 50% de chances.

Segundo o ex-vereador João Moraes, 80% do diretório apoia Edgar. "Quadro forte que congrega, de bom diálogo. Seria a chance de evitar desgaste das prévias e chegar ao consenso, pois na verdade o que mais importa é projeto consistente para a cidade."

Nos bastidores, porém, o tom ameno de Edgar tem desagradado militantes. Para saber das principais demandas a serem defendidas na campanha, o partido apresenta pesquisa que corre nas ruas a partir de hoje para analisar as prioridades da população, bem como a avaliação da administração José Auricchio Júnior (PTB). "O estudo contém seis perguntas que vão detectar os principais pontos fracos da gestão e servirá para nortear as prioridades do PT", avalia Edgar.

A ex-vereadora Vera Severiano cobra discurso mais contundente de oposição. Para ela, falta linguagem ousada, mostrando que PT é a alternativa viável. "Existe muita gente insatisfeita com o governo. Não podemos ser mornos, deve haver clara proposta de mudança."

Outro aspecto apontado girou em torno de construir política de aliança, principalmente com partidos de sustentação ao governo Dilma Rousseff (PT). Entre os citados, PMDB, PDT, Psol, PRTB e PCdoB - os dois últimos estavam representados no encontro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;