Política Titulo Artigo
Uma luta que podemos vencer
Por Luiz Flávio Borges D'Urso
26/03/2011 | 07:23
Compartilhar notícia


O 6º Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre estudantes das capitais brasileiras trouxe dado que pode ser considerado positivo: houve queda, entre 2004 e 2010, do número de estudantes que consumiram bebidas alcoólicas, bem como daqueles que apontaram o uso de drogas ilícitas, segundo seus próprios relatos.

Apesar da queda, dados da pesquisa revelam que o consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens continua alto. Dos 13 milhões de adolescentes que habitam as capitais brasileiras e o Distrito Federal, mais de 60% já experimentaram bebida alcoólica e boa parte, 42%, continua fazendo uso do álcool.

Esses números preocupantes justificam a decisão da OAB-SP de lançar a Campanha Contra o Uso Abusivo de Álcool pelos Jovens, com o objetivo de fazer alerta à sociedade quanto à gravidade deste assunto, gerando mobilização e medidas preventivas.

O consumo abusivo de álcool entre os jovens está associado à morte violenta, especialmente no trânsito, queda no desempenho escolar, dificuldades de aprendizado, prejuízo no desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais, bem como pode causar modificações neuroquímicas, com prejuízos à memória e ao aprendizado, sem falar que em muitos casos é a porta de entrada para o consumo de drogas ilícitas.

O papel dos pais nessa luta é importantíssimo porque a questão da bebida alcoólica entre jovens tem começado, frequentemente, em casa e pela ausência de limites. Nas festas familiares vem se tornando comum no Brasil os pais tolerarem que seus filhos adolescentes experimentem uma ‘cervejinha' ou algum destilado. Igualmente nos restaurantes, nas confraternizações familiares, os próprios pais pedem bebida alcoólica para os filhos adolescentes. Esses gestos descompromissados dos pais muitas vezes levam os filhos a entenderem que há tolerância, senão permissão expressa ao uso de bebida alcoólica porque se está entrando na vida adulta.

É fundamental exigir maior rigor das autoridades na fiscalização de estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas para que não haja venda para menores de 18 anos, como constatamos, principalmente em supermercados 24 horas e em bares da periferia. Precisamos estar atentos para que a nossa tolerância sob a desculpa da nossa cultura não custe a vida ou o futuro de nossos filhos.

 

Luiz Flávio Borges D'Urso é presidente da OAB-SP, advogado criminalista, mestre e doutor pela USP e professor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;