Economia Titulo
Volks se compromete a fazer recall do modelo Fox
Por Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
15/04/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


A Volkswagen assinou ontem o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) proposto pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) há dez dias atrás, comprometendo-se a realizar no prazo de 30 dias – prorrogáveis por mais 30 –, o recall do modelo Fox.

 Na nota oficial emitida pela Volkswagen, ontem à noite, a empresa informou que “a solução técnica a ser apresentada passará por avaliação de instituto oficial, que emitirá relatório técnico.”

 Somente depois que a solução apresentada pela montadora tiver a aprovação dos órgãos de defesa do consumidor envolvidos na questão é que o recall será oficialmente iniciado.

 Mesmo assumindo o compromisso, a montadora terá de pagar multa de R$ 3 milhões prevista no Código de Defesa do Consumidor, que a empresa, no comunicado emitido, chama de contribuição voluntária ao Fundo Federal de Defesa de Direitos Difusos.

 O TAC foi proposto pelo DPDC no último dia 2, em conjunto com outros órgãos como os Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina e Bahia, Ministério Publico Federal e Procon de São Paulo, cerca de um mês depois de ter se tornado pública a informação de que oito proprietários do modelo Fox tiveram seus dedos decepados após tentarem rebater o banco traseiro para ampliar o porta-malas.

 Num primeiro momento, a Volkswagen não quis fazer um recall e anunciou que instalaria um dispositivo de borracha, gratuitamente, nos veículos cujos proprietários assim o desejassem.

 Mas os órgãos de defesa do consumidor, liderados pelo DPDC, entenderam que a iniciativa não estava de acordo com a legislação em vigor e propuserem o TAC.

 O documento assinado obriga a Volkswagen a promover anúncios publicitários em jornais, revistas, rádio e televisão informando aos consumidores, com uma linguagem adequada, clara e acessível, da realização da campanha de chamamento, sobre o risco que o produto apresenta, bem como sobre as suas conseqüências e implicações, medidas preventivas que o consumidor deve tomar e demais informações que garantam a segurança dos proprietários.

 Quem quiser mais informações deve acessar o site www.vw.com.br/bancodofox ou telefonar para o número 0800 019 8866, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 14h.

 O recall será o maior da história da montadora no País e abrangerá cerca de 477 mil unidades.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;