Política Titulo Funções Acumuladas
Grana põe Tiago Nogueira
como homem-forte do Paço

Com minirreforma, secretário de Gabinete de
Santo André fica com mais responsabilidades

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
31/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A minirreforma administrativa anunciada ontem pelo prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), no Paço, torna o secretário de Gabinete, Tiago Nogueira (PT), como homem-forte do governo petista. Vereador licenciado, o integrante do primeiro escalão vai comandar o departamento de Esportes, conforme antecipado pelo Diário, e o setor ligado à Juventude, acumulando as três áreas, concomitantemente. Tiago está mantido também na articulação do Executivo com a Câmara.

Com as modificações, Esportes e Juventude viram alvo central da gestão Grana. A primeira, com Orçamento de R$ 17 milhões, entra na pauta de prioridades do plano de governo ao sair da Secretaria de Cultura e Turismo, gerida por Raimundo Salles (PDT). A divisão atrelada à política para jovens, por sua vez, que estava nas mãos do ex-prefeito e secretário de Governo, João Avamileno (PT), sofrerá mudança por conta das manifestações populares que se espalharam por todo o Brasil em junho.

Grana admitiu que a juventude está distante do governo. Prova disso é que apenas 16% das 7.000 pessoas que participaram do PPA (Plano Plurianual) Participativo foram de jovens de 16 e 29 anos. “É sinal amarelo. Não estávamos atingindo adequadamente esse segmento. Por isso, queremos aproximar, ter política matricial, intensificar trabalho”, disse o prefeito, acrescentando que fatia de 26% dos 680 mil habitantes de Santo André faz parte dessa faixa etária e em novembro haverá conferência municipal do setor.

Avamileno perdeu o departamento de Juventude, só que vai agregar a diretoria de Trabalho, cuja peça orçamentária gira em torno de R$ 3 milhões, à sua Pasta, que será renomeada daqui para frente como Secretaria de Direitos Humanos e Cultura da Paz. A decisão será homologada mediante decreto que será publicada até sábado nos atos oficiais – portanto, não passará por votação dos vereadores. O chefe do Executivo garantiu que visitará o Legislativo amanhã para explicar as mudanças.

O prefeito justificou que as alterações se dão por conta da suspensão da reforma administrativa. As escolhas dos nomes, segundo ele, serão por critério técnico, transformando a estrutura da Prefeitura em uma “lógica de funcionamento mais eficiente” – o atual modelo foi implantado pelo ex-prefeito Aidan Ravin (PTB), em 2009. Segundo o prefeito, a equipe de governo definiu as alterações devido às necessidades de ações adicionais, porém descartou insatisfação com os ex-gestores das áreas.

Recentemente, Grana tirou a gestão de Trânsito da Secretaria de Segurança Pública e alocou na Pasta de Obras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;