Política Titulo Análise
Oposição prevê
queda na aprovação
de Luiz Marinho

Alex Manente e Orlando Morando analisam que popularidade do petista pode cair mais

Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
11/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


A oposição ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), aponta tendência de queda na avaliação positiva do petista perante o eleitorado da cidade, apesar de ele ser o gestor municipal mais bem avaliado do Grande ABC, como mostrou levantamento do DGABC Pesquisas, publicado no domingo.

Reeleito no primeiro turno com 261.339 votos (65,79% dos válidos), Marinho recebeu nota 6,1 dos munícipes são-bernardenses nos cinco primeiros meses do segundo mandato.

Principal adversário de Marinho na disputa eleitoral, conquistando 122.924 adesões (30,94% dos válidos), o deputado estadual Alex Manente (PPS) destacou a queda na avaliação positiva do petista, que caiu 14,6 % desde outubro, quando foi reeleito.

Em pesquisa feita em 5 de outubro, faltando dois dias para a eleição, 58,7% da população aprovava o trabalho do ex-sindicalista, sendo que 15,5% classificavam a sua gestão como ótima e 43,2% como boa.

Na avaliação atual, Marinho tem 44,1% de avaliação positiva. Para 7,6% dos entrevistados, o trabalho do petista é ótimo. Já 36,5% consideram a atuação do chefe do Executivo boa.

“Esse resultado mostra que, após a publicidade da eleição, a população está percebendo a cidade como ela é, com muitos problemas estruturais na Saúde, no Transporte”, disse Alex.

O popular-socialista vê a tendência de queda na aprovação do petista nesta gestão. “O Hospital (de Clínicas) ainda não foi inaugurado como prometido, faltam médicos para atender a população. Embora São Bernardo seja uma cidade rica, o cidadão não tem encontrado um serviço público de qualidade”, salientou.

Na análise do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), Marinho, único prefeito reeleito em 2012 na região, poderia estar melhor avaliado. “Isso mostra o início de insatisfação da população com o governo”, disse.

Segundo o tucano, Marinho conseguiu importantes convênios com o governo federal, mas existem problemas no sistema municipal de Saúde, além de insatisfação na área de Educação.

Morando observou que prefeitos eleitos para o primeiro mandato tiveram menção próxima da registrada pelo petista. O comandante de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), recebeu nota 6 e o chefe do Executivo de Diadema, Lauro Michels (PV), recebeu 5,8.

O deputado federal William Dib (PSDB) não foi localizado para comentar.

Prefeito fica satisfeito com avaliação

O prefeito Luiz Marinho reagiu positivamente à nota 6,1 que o início de seu segundo mandato recebeu da população. “Recebi com alegria e serenidade o resultado dessa pesquisa que mostra que nosso governo está no caminho certo”, disse.

O petista destacou as ações do governo, mas reconheceu que ainda há trabalho pela frente. “Estamos trabalhando intensamente para transformar São Bernardo em um lugar cada vez melhor de se viver.”

O chefe do Executivo concordou com a expectativa de 52,9% dos entrevistados de que o trabalho da administração vai melhorar.

Marinho foi reconduzido ao Paço com a promessa de inaugurar obras vultuosas, como o Hospital Municipal de Clínicas, o Estádio de Atletismo, 12 corredores de ônibus, obras de drenagem, além de instituir um sistema de transporte fluvial e instalar teleféricos nos bairros montanhosos.

Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Marinho assinará hoje em Brasília com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o acordo de cooperação técnica para a implantação do PPA (Plano Plurianual) Participativo Regional, promessa de campanha.

O acordo firmado terá vigência de 24 meses e não vai envolver a transferência de recursos financeiros entre as duas partes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;