Sua Saúde Titulo
Hemorróidas

A doença hemorroidária é a dilatação anormal das veias do canal anal

Leo Kahn
05/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


A doença hemorroidária é a dilatação anormal das veias do canal anal. Ela ocorre provavelmente por aumento do fluxo sanguíneo da região e pela perda da fixação dessas veias à parede do canal anal. Surgem inflamações e dores acompanhadas de sangramento, atingindo tanto homens quanto mulheres. Os sintomas da doença são algumas das queixas mais comuns do mundo moderno, e acredita-se que pelo menos 50% dos indivíduos com idade acima dos 50 anos já tenha experimentado algum sintoma relacionado a hemorróidas. As principais causas são alimentação desbalanceada e o uso da força ao defecar. 

Esse problema é muitas vezes hereditário e pode surgir em grávidas devido à quantidade de hormônios, que aumenta nesse período, causando inflamação das hemorróidas. Estima-se que cerca de 5% da população possua a doença. O mal, sendo diagnosticado no início, é combatido com a utilização de pomadas e supositórios. Mas se o problema estiver adiantado, em último caso é recomendada cirurgia. 

As hemorróidas podem ser classificadas em internas e externas. Ambas provocam muito desconforto e apresentam sintomas semelhantes, como sangramentos. As hemorróidas internas - ou de primeiro grau - são menos graves. Seu tratamento é simples: utilizam-se medicamentos como pomadas. As externas são mais graves e chamadas também de segundo grau, e provocam dores constantes. Muitas vezes é necessária a realização de cirurgia para a retirada das veias dilatadas. 

SINTOMAS

- Quando o paciente sofre de hemorróidas internas, geralmente a principal queixa é de sangramento anal indolor, que acontece logo após as evacuações. O sangramento pode ser percebido no vaso sanitário ou no papel higiênico ao se limpar. Também é frequente a queixa de que o sangue fica pingando no vaso após o esforço na evacuação. 

- Trombose hemorroidária significa a formação de coágulo dentro da veia, seguido de processo inflamatório com inchaço e dor local. A trombose hemorroidária é a manifestação mais comum das hemorróidas externas e geralmente não sangra. 

- O paciente também pode se queixar de coceira no ânus e região perianal, além de secreção nas roupas íntimas. Diante dos sintomas relatados, o médico precisa fazer um exame da região anal, chamado de exame proctológico, para avaliar o tipo de hemorróidas e descartar a existência de neoplasia. 

- Nos pacientes acima de 50 anos e naqueles com risco aumentado para o câncer colo-retal, a colonoscopia deve ser realizada. Na realização da anuscopia e retossigmoidoscopia, é utilizado aparelho com sistema de iluminação que permite avaliar o canal anal e o reto internamente. Assim, o examinador define o tipo de hemorróidas, o que é fundamental para definir o tratamento. 

DICAS

- Dê preferência a alimentos ricos em fibras como cereais, frutas, legumes e verduras; 

- Procure ingerir 25 a 30 gramas de fibras/dia. Faça refeições regulares e mastigue bem os alimentos; 

- Habitue-se a comer todos os dias nos mesmos horários; 

- Procure ingerir no mínimo dois litros de água por dia, e sempre que possível evite ficar "se segurando"; 

- Procure fazer atividades físicas diárias e regulares; evite pimentas, álcool, alimentos ricos em gordura animal e condimentos, devido à ação irritante sobre a mucosa previamente lesada; 

- Evite medicamentos constipantes como antiácidos, alguns antidepressivos, diuréticos e antiinflamatórios; 

- Evite alimentos que provoquem prisão de ventre como farináceas, maçã e banana-maçã, entre outros; 

- O uso de laxantes sem orientação médica é prejudicial, pois alguns podem levar à diarréia - piorando o quadro clínico; 

- Evite o uso de papel higiênico sempre que possível. Faça a higiene com água e sabonete; 

- Vá ao banheiro sempre que sentir vontade e permaneça no vaso sanitário apenas o tempo necessário que estiver sentindo vontade. Evite levar livros, revistas e jornais; 

- Procure seu médico e o auxílio de nutricionista para tratar a constipação intestinal. Diante de qualquer um dos sintomas relatados acima, procure o especialista da área, o proctologista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;