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Como funciona um câmbio CVT do Honda Fit?
Por Especial para o Diário
12/04/2006 | 08:20
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Pergunta de Marcos Guimarães, 34 anos

A transmissão CVT varia a relação de transmissão por meio de duas polias de diãmetro variável interligadas por uma correia. As transmissões convencionais automáticas estabelecem as relações por meio de pares de relações pré-deteminadas.

A transmissão manual de cinco velocidades do Honda Fit, por exemplo, foi projetada para uma condução esportiva, com engates curtos e precisos. Já o cãmbio Honda CVT (Continuous Variable Transmission) é uma transmissão automática com relações variáveis, em que um sistema monitora diversos parâmetros do automóvel, com o objetivo de selecionar a relação de transmissão mais adequada, conforme a necessidade do condutor.

O câmbio CVT melhora o consumo de combustível, pois, além de existir o comando hidráulico independente para a polia motora/movida, o pistão que comanda a polia do lado motriz foi aumentado para segurar a correia com força menor e reduzir o trabalho da bomba de óleo, aumentando a eficiência.

Honda do Brasil

O que o motorista deve fazer em caso de aquaplanagem?

Pergunta de Maria Lúcia Medeiros, 27 anos

O motorista não deve pisar no freio, pois a roda trava e o carro perde a aderência. Além disso, ele deve tentar manter a direção em linha reta e tirar o pé do acelerador, assim o carro recupera a aderência.

A aquaplanagem, no entanto, também se dá em função das condições de drenagem do pneu e velocidade do veículo. Dessa forma, o procedimento de segurança não adiantará se os pneus não estiverem em bom estado e o carro em velocidade inadequada. Este processo é o mesmo com o carro cheio ou vazio, pois a diferença de peso é mínima, comparada à aquaplanagem.

Ricardo Bock, engenharia mecânica da FEI

Quais os principais filtros do veículo?

Pergunta de Luis Carlos Enriques, 20 anos

Um veículo é equipado com filtro de óleo, ar, combustível e cabine. Eles garantem o bom funcionamento do veículo e, quando bem conservados, ajudam a reduzir o consumo de combustível, o nível de emissão de poluentes e até mesmo a entrada de partículas de gases nocivos no interior do carro.

O filtro de ar separa as partículas (poeira, poluentes e umidade) do ar aspirado pelo motor e seu período de troca varia de acordo com o ambiente no qual o veículo trafega. Em estradas de terra ou cidades com alto índice de poluição, a manutenção deve ser feita antes do prazo sugerido pela montadora.

O filtro de óleo fica em constante contato com partículas metálicas que se desprendem devido à fricção das peças, do óleo carbonizado e da fuligem da queima de combustível. A troca está indicada no manual do fabricante.

O filtro de combustível protege o sistema de injeção, diminui o nível de emissões e o consumo de combustível. Já o filtro de cabine tem como função purificar o ar aspirado para o interior do carro, impedindo a entrada de pó, fuligem, germes e bactérias.

Bosch




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