Internacional Titulo
General vietnamita quer cicatrizar seqüelas da Guerra
Do Diário do Grande ABC
08/04/2000 | 14:49
Compartilhar notícia


O general Vo Nguyen Giap, artífice da derrota americana no Vietna, declarou neste sábado que deseja que os Estados Unidos realizem maiores esforços visando uma ``normalizaçao completa' das relaçoes entre os dois antigos inimigos, por ocasiao do 25º aniversário do fim da guerra do Vietna.

``A normalizaçao completa das relaçoes entre Estados Unidos e Vietna depende muito dos Estados Unidos porque esse país é mais poderoso do que o Vietna', declarou o general Giap, de 89 anos, numa rara apariçao ante os jornalistas durante uma coletiva de imprensa em Hanói.

Giap pediu aos Estados Unidos que ajudem o Vietna a eliminar as seqüelas as quais classificou de ``extremamente pesadas' da guerra do Vietna, uma das mais mortíferas do século XX.

O Vietna começou desde o mês passado a celebrar a tomada de Saigon pelas forças comunistas, que ocorreu em 30 abril de 1975, uma vitória da ``Campanha Ho Chi Minh', que levou, em menos de dois meses, à queda do regime pró-americano e à reunificaçao do país.

O general Giap vive praticamente retirado em Hanói, depois de ter sido afastado em 1982 do Birô Político do Partido Comunista vietnamita devido a sua oposiçao à invasao do Camboja, no final de 1978, pelas tropas vietnamitas, após uma breve e sangrenta guerra fronteiriça com a China no ano seguinte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;