Cultura & Lazer Titulo Música
História do samba de sampa

Obra musical do autor Plínio Marcos é resgatada

Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
02/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Não foi apenas no teatro que o autor Plínio Marcos desfilou sua arte. Nome que assina peças como 'Navalha na Carne', 'Dois Perdidos Numa Noite Suja' e 'O Abajur Lilás', o santista radicado em São Paulo, morto em 2009, também deixou obra musical registrada.

Álbum que ganhou as lojas em 1974, pelo já extinto selo Chantecler, 'Plínio Marcos em Prosa e Samba - com Geraldo Filme, Zeca da Casa Verde e Toniquinho Batuqueiro' (Warner Music, R$ 26 em média) acaba de ser resgatado e ganha edição - com curadoria do baterista Charles Gavin - em CD.

Gravado na Capital em clima de bate-papo de botequim, o disco retrata o cotidiano da vida e do samba paulistano.
As histórias narradas pelo ator, jornalista e dramaturgo Plínio Marcos interagem com sambas preciosos de Geraldo Filme, Toninho Batuqueiro e Zeca da Casa Verde. "Lá de onde o vento encosta o lixo e as pragas botam os ovos. Da gente que sempre pega a pior, come da banda podre, mora na beira do rio e quase se afoga toda vez que chove. E só berra da geral sem nunca influir no resultado."
Rico em arranjos, o disco é recheado por 13 composições. 'Tradições e Festas de Pirapora' é um dos destaques. O vozeirão de Geraldo Filme dá o tom na canção. Outra que merece destaque é 'Silêncio no Bixiga'. Quase um lamento, a faixa retrata a história de Geraldão de Pirapora e fala do baile do porão do Bixiga.

Trabalho atípico e atemporal, o trabalho de Plínio Marcos e dos Batuqueiros de Vila Santa Isabel é título indispensável a qualquer prateleira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;