Economia Titulo
Paraná reforça vigilância de entrada de animais na fronteira com MS
Por Da Agência Brasil
21/04/2006 | 16:06
Compartilhar notícia


A Secretaria de Agricultura do Paraná proibiu a entrada no Estado de animais, produtos e subprodutos oriundos dos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. A Resolução (042/2006) regulamenta a medida, tomada nesta quinta-feira, após notificação, pelo Ministério da Agricultura, da ocorrência de um novo foco de febre aftosa no município de Japorã. Segundo o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, também estão proibidos o ingresso e o trânsito no Paraná de qualquer espécie animal proveniente daquela cidade.

O secretário explicou que o ingresso de animais vindos de Japorã, não suscetíveis à febre aftosa, poderá ser liberado mediante prévia análise da DDSA (Divisão de Defesa Sanitária Animal), da Secretaria de Agricultura. De acordo com a resolução, também fica estabelecido que as cargas de leite in natura devem estar acompanhadas de certificação oficial. Esta certificação deverá confirmar que os produtos são provenientes de propriedades rurais localizadas fora da área de risco sanitário. Os animais suscetíveis à doença, vindos de Mato Grosso do Sul e destinados a propriedades no Paraná, deverão permanecer isolados e em quarentena. O ingresso e o trânsito de animais e produtos não especificados na resolução poderão ser autorizados pela Secretaria de Agricultura apenas depois de analisados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;