Internacional Titulo
Papa canonizará primeiro santo nascido na Argentina
Por Do Diário do Grande ABC
18/11/1999 | 12:46
Compartilhar notícia


O Papa Joao Paulo II canonizará no próximo domingo, no Vaticano, em presença do atual presidente argentino, Carlos Menem, Héctor Valdivielso Sáez (beato Benito de Jesús), como o primeiro santo nascido na Argentina. Sua canonizaçao terá como motivo um milagre ocorrido na Nicarágua.

Valdivielso Sáez pertenceu à Congregaçao dos Irmaos das Escolas Cristas (De La Salle).

O beato Benito de Jesus viveu pouco tempo na Argentina, onde nasceu em 31 de outubro de 1910, filho de um casal espanhol, radicado na Argentina anos antes de seu nascimento.

Aos 7 anos, foi levado por seus pais à Espanha e em agosto de 1922 ingressou no Centro de Formaçao dos Irmaos das Escolas Cristas. Pouco depois começou a realizar missoes em outros países.

A Valdivielso Sáez se atribui o milagre de ter salvo uma doente de câncer no útero, em Manágua, no mesmo dia em que havia sido beatificado por Joao Paulo II, em 29 de abril de 1990. Rafaela Bravo Jirón, uma jovem de 24 anos, se debatia entre a vida e a morte no hospital Berta Calderón.

Os médicos haviam estimado para ela apenas semanas de vida, quando o marido da jovem, um ex-aluno de La Salle, Alejandro Zepeda, seguindo o conselho do diretor do colégio em que havia estudado, rezou do dia 11 até 29 de abril duas novenas, pedindo sua intercessao aos mártires de Asturias.

Segundo os historiadores, na noite desse último dia, Rafaela Bravo sentiu dores agudas que fizeram pensar que havia chegado sua hora, mas foi surpreendida com a saída de uma massa visceral estranha. No dia seguinte estava curada, sem que os médicos pudessem encontrar uma explicaçao para o fato.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;