Internacional Titulo
Brasil aceita elevar em 285% preço do gás boliviano de importação
Por Da AFP
14/02/2007 | 21:43
Compartilhar notícia


O governo brasileiro aceitou elevar em 285% o preço do gás boliviano importado, que passará de 1,09 dólar por milhão de BTU (Unidade Térmica Britânica) para 4,20 dólares, informou nesta quarta-feira o ministro dos Hidrocarbonetos, Carlos Villegas.

O ministro Villegas disse que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Evo Morales chegaram ao acordo na reunião que ambos tiveram nesta quarta-feira no Palácio do Planalto, em Brasília.

O Ministério brasileiro das Minas e Energia confirmou a informação em Brasília, destacando que o aumento entrará em vigor a partir de meados de abril.

A Petrobras importa da Bolívia cerca de 26 milhões de metros cúbicos diários, a 4,30 dólares o milhão de BTU, para abastecer os seis estados mais industrializados do sul do país.

O Brasil também paga 1,09 dólar por BTU por 1,2 milhão de metros cúbicos diários de gás boliviano para o Mato Grosso, o que o regime de La Paz chamou, várias vezes, de subsídio.

"Com o aumento do preço do gás, a Bolívia terá uma receita adicional de 44,8 milhões de dólares por ano", disse o ministro boliviano, em um breve contato por telefone a partir de Brasília, de acordo com a agência de notícias ABI.

Morales viajou para Brasília, acompanhado do chanceler David Choquehuanca e do ministro Villegas, para assinar contratos de cooperação, em um encontro marcado desde o início pela temática do gás.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;