Memória Titulo
Esboça-se a Cidade Indígena brasileira, no litoral paulista

Hoje é o Dia do Índio, data oficializada, no Brasil, em 1943, no governo Getúlio Vargas

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
19/04/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje é o Dia do Índio, data oficializada, no Brasil, em 1943, no governo Getúlio Vargas, para lembrar o 19 de abril de 1940 dentro do 1° Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Foi no 19 de abril daquele ano que diversos líderes internacionais resolveram participar. E discutir os rumos das suas nações.

* * *

A Cidade Indígena (Ita Prodigi, ‘Ita' pedra do mar) - ficará no Litoral Sul de São Paulo. Ocupará um espaço de 1.200 a 1.500 alqueires. Abrigará nações de várias etnias, do Brasil e de fora, e toda gente que se interessar pela causa indígena. Utilizará uma matéria-prima que tornará o empreendimento viável em menos de dois anos. E poderá ser visitada até antes da Copa do Mundo de 2014.

Utopia? A paulistana Ita Venâncio, a Pará Poty, 53 anos, sua idealizadora, acredita no projeto a ponto de detalhar cada um dos setores que formará a cidade em si, todos com nomes ligados à natureza. E tem vários apoiadores, entre os quais o engenheiro andreense Takashi Marafuji, responsável pela indicação de um arquiteto de renome que desenvolverá as ideias do Instituto Nacional para a Preservação da Cultura Indígena e do Meio Ambiente, do qual Ita Venâncio é a presidente.

Outra apoiadora é Neiva Arce Ferreira, que é corretora de imóveis. E mesmo que o projeto seja pensado para ser implementado em pouco tempo, alguns pontos são mantidos em sigilo: qual a cidade que abrigará a Cidade Indígena; e que material principal será utilizado na sua construção.

A CIDADE
Ita Prodigi terá uma faculdade, ‘O Grande Condor'; um hospital, ‘Pássaro Azul'; o setor de fitoterapia, ‘Gavião Branco'. No setor ‘Arara-Azul', animais andarão soltos, à vontade, junto aos visitantes - se possível leões salvos de circos e parques que os exploravam.

Para as crianças, a brinquedoteca, ‘Cantinho do Lobinho'; a cozinha, ‘Juriti', terá o alimento indígena e o alimento do branco, com aulas para ensinar a culinária exótica e a parte orgânica. A horta, ‘Beija-flor', terá a mão de obra de empresas terceirizadas; o alojamento, ‘Lobo-Cinzento', será um grande espaço sem paredes, bem rústico, com redes e camas no chão.

A biblioteca, ‘Olhos do Saber'; o anfiteatro, ‘Filtro dos Sonhos'; o restaurante, ‘Os Papagaios'; o estacionamento, ‘Tucano', para 5.000 veículos, o pátio, ‘O Grande Urso', com 130 mil m²; o setor ‘Chipanzé', com oficinas de artesanato, oficinas para a produção de roupas e desfile de modelos; o museu, ‘Guarani', com adereços e artefatos antigos em exposição; o cemitério ‘O Grande Elefante'; o setor de equoterapia, ‘Haras Cavalo Branco'.

O heliporto poderá ser chamar ‘Tigre', o herbário da Onça-Pintada, a casa de rezas ‘O Búfalo Branco', o centro comercial ‘A Raposa'...

Não serão tribos as participantes, mas sim comunidades ou aldeias, em perfeita harmonia com o branco. Neste Dia do Índio, esta página Memória acolhe os planos futuristas de uma idealista cidadã, a Ita, a Pará Poty. Seus olhos transmitem confiança, sua fala demonstra certeza. Que os deuses tornem o projeto realidade. Acompanharemos.

PASSEATA DO SILÊNCIO

A passeata vai à tv
Depoimento: Ayrton Filleti, por telefone

A Passeata do Silêncio foi organizada na Semana Santa de 1961. Como não havia aulas, ficou mais fácil mobilizar os estudantes. Eu estava no 4° ano da Poli e ficava o dia inteiro no Centro Acadêmico, arregimentando as pessoas. Uma mesinha foi posta na calçada para arrecadação de dinheiro para as despesas.

Quem mais contribuía era a oposição, para que continuássemos fazendo barulho.

Conseguimos um espaço na hora do almoço no Canal 3, TV Tupi. Fomos entrevistados para fazer propaganda do ‘enterro' que faríamos. Fomos entrevistados pelos apresentadores Tico-Tico e Maurício Loureiro Gama, jornalistas famosos da época. Nessa entrevista estiveram comigo o Reovaldo José de Oliveira e o Luperio Vaccari, do Centro Acadêmico. Conseguimos um espaço de cinco minutos no programa, inclusive divulgando fotos dos bonecos que iriam representar os vereadores na passeata.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 19 de abril de 1981

Manchete - Avião cai e mata duas pessoas na Estrada do Pedroso

Movimento sindical - Metalúrgicos iniciarão luta contra demissões.

Futebol - Pela Divisão de Acesso, ontem, no Baetão: Aliança 3, Portuguesa Santista 1.

EM 19 DE ABRIL DE...

1941 - Inaugurado o grupo escolar da Cerâmica São Caetano.

- Cantor Roberto Carlos nasce em Cachoeiro do Itapemirim (ES).

Trabalhadores

Nasce em 19 de abril:

1915 - Armando Francisco Amorim, de Caruaru (PE). Operário da empresa Dal'Mas. Residia à Rua Tenente Antonio João, 150.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE

Dia do Índio e Dia do Exército Brasileiro

SANTOS DO DIA

Expedito, Gálata, Leão 9º e Sócrates.

Santo Expedito, padroeiro dos militares, estudantes e viajantes. Chefe da 12ª Região Romana. Faleceu no ano 303.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Elza Fava Sperandio, a dona Cezzira, 100. Natural de Jundiaí (SP), onde nasceu em 11-2-1911 no bairro Caxambu. Domingo. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção. Era viúva de Ângelo Sperandio, o Angelim. O casal teve os primeiros quatro filhos em Pirituba. No início dos anos 1940, a mudança para Santo André. E aqui nasceram os dois filhos caçulas, na mesma casa da Rua Belém, na Vila Assunção.

Maria Aparecida Ribeiro Xavier, 86. Natural de Campanha (MG). Domingo. Cemitério Camilópolis.

Walter Domingues, 78. Natural de São Paulo (SP). Dia 16. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.

Elena Ochinsk Bezerra, 76. Natural de Cerqueira César (SP). Domingo. Cemitério Memorial Phoenix.

Antonia de Jesus Souza, 73. Natural de Anguera (BA). Dia 17. Cemitério Curuçá.

Meire Aparecida Bovo Alcalá, 67. Natural de Marília (SP). Dia 16. Cemitério Curuçá.

Wagner Melchior Correa, 62. Natural de São Paulo (SP). Dia 16. Cemitério Santo André.

Martonio Gonaçalves Araújo, 57. Natural de Santa Maria da Vitória (BA). Dia 16. Cemitério Curuçá.

Elso Gonsaga do Nascimento, 51. Natural de São Paulo (SP). Domingo. Cemitério de Vila Pires.

SÃO BERNARDO

Ana das Dores Passareli Colombo, 82. Natural de Itápolis (SP). Dia 16, em Santo André. Cemitério Jardim da Colina.

Sebastião Leopoldo Alves, 68. Natural de Joanópolis (SP). Dia 16, em Santo André. Cemitério Jardim da Colina. 

SÃO CAETANO

Masatoshi Koiki, 77. Natural de Bento de Abreu (SP). Dia 16, em Santo André. Cemitério de Vila Paula.

Waldomiro Favalli Neto, 57. Natural de São Paulo (SP). Dia 16, em Santo André. Cemitério da Cerâmica.

DIADEMA

Maria Jesuína da Silva, 84. Natural de Pocrani (MG). Dia 16, em Santo André. Cemitério Vale da Paz.

MAUÁ

Pedro de Lima, 82. Natural de Santo André. Dia 16, em Santo André. Cemitério Vale dos Pinheirais.

RIBEIRÃO PIRES

Glenn Rodney Prisco, 57. Natural de Ribeirão Pires. Dia 16, em Santo André. Cemitério São José.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;