Esportes Titulo Paulista A-2
São Bernardo está de
volta à elite do Estadual

Equipe derrota Penapolense por 1 a 0 e garante acesso
à Série A-1 do Paulistão, um ano depois de rebaixamento

Thiago Postigo Silva
do Diário do Grande ABC
26/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Foram 24 jogos, decepções, mudança de técnico, recomeço e superação. O tumultuado caminho trilhado pelo São Bernardo na Série A-2 do Campeonato Paulista foi coroado ontem à noite com o retorno à elite. A vitória por 1 a 0 sobre o Penapolense, somada ao triunfo (2 a 1) do Red Bull contra o Noroeste, em Bauru, selou o segundo acesso do Tigre à Primeira Divisão, o que já havia acontecido em 2010.

O time somou nove pontos no Grupo 3 da segunda fase e não pode mais ser alcançado por Noroeste e Red Bull, ambos com cinco. Os dois melhores da chave sobem, e o Penapolense, com oito, pode empatar com o Red Bull, para fazer companhia ao São Bernardo.

 

O jogo nem foi dramático para o Tigre, que o tempo todo dominou o adversário, principalmente após o gol de Danielzinho no primeiro tempo. Emoção mesmo foi esperar o fim da partida do Red Bull, iniciada meia hora depois à do São Bernardo.

A expectativa em Penápolis foi pequena para quem apostou na fé em dois momentos de descrédito na competição. O primeiro ficou evidenciado ainda nas rodadas iniciais.

Considerado favorito por causa do grupo forte e da presença do técnico Luís Carlos Martins no banco, o Tigre envergonhou com cinco derrotas seguidas.

Mas a diretoria agiu rápido e trocou o comando, promovendo o retorno de Luciano Dias, curiosamente demitido em 2010, após início ruim do time na elite.

Ele deu outra cara à equipe, que ficou mais ofensiva e deu seu primeiro sinal de superação ao garantir 11 vitórias nos 14 jogos seguintes da primeira fase, que valeram a vice-liderança e a consequente classificação à segunda etapa.

Com o moral elevado, o São Bernardo iniciou a fase mais uma vez com rótulo de candidato ao acesso. Engano. Perdeu para o Noroeste em Bauru e para o Penapolense no 1º de Maio. Na ocasião, o presidente de honra, Edinho Montemor, declarou: "Nunca foi fácil para nós." E ele tinha razão.

O Tigre deu seu segundo sinal de superação em Campinas, contra o Red Bull. Em jogo dramático, ganhou por 2 a 1, com gol de Raul aos 47 minutos do segundo tempo.

O resultado animou o São Bernardo, que goleou (4 a 1) o próprio Red Bull, no 1º de Maio, na abertura do returno, e voltou à briga.

Mas competência também significa sorte. E ontem, além de vencer o Penapolense, contou com a contribuição do Red Bull para retornar à elite. Agora, é só festejar até sábado, quando encara o Noroeste na luta para alcançar a vaga na decisão - basta vencer - e depois buscar o primeiro título de sua história.

União é fator principal para o acesso, destacam jogadores
Após a vitória e muita festa em campo, jogadores, comissão técnica e diretoria se dirigiram ao vestiário para esperar o fim do duelo entre Noroeste e Red Bull, em Bauru. Foram cerca de 30 minutos angustiantes para, enfim, gritar: ‘O São Bernardo voltou'.

Abraços e orações simbolizaram o que todos pregaram como predominante para conquistar o acesso: a união.

"Nosso grupo foi determinante porque sempre esteve unido e nunca desanimou, mesmo quando ninguém acreditava mais em nós. O próprio técnico Edison Só (do Penapolense) destacou nossa força de vontade. Estão todos de parabéns", ressaltou o lateral-esquerdo e capitão Renato Peixe, que também esteve presente no outro acesso à Série A-1, em 2010.

Mas até quem chegou há pouco tempo ficou emocionado com o acesso. O volante Jonata Escobar, que ganhou a posição de titular nos últimos dois jogos, frisou o poder de reação do grupo.

"Não foram um ou dois jogadores, mas o elenco inteiro. Cheguei depois, mas estou feliz por fazer parte deste grupo. Aqui tem muita vontade e identidade de um time que busca sempre o melhor", frisou Escobar.

Um dos principais responsáveis pela guinada do São Bernardo, o técnico Luciano Dias apenas agradeceu ao elenco. "Estão todos de parabéns. Eles entenderam as cobranças quando foram necessárias e, mais uma vez, fomos premiados", destacou o emocionado comandante.

A delegação volta hoje a São Bernardo e vai iniciar os treinamentos para o duelo diante do Noroeste.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;