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Espaço Fechado abre franquia e vai elevar a produção em 30%
Por Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
26/04/2005 | 13:35
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A indústria de relógios de pulso Espaço Fechado, de Santo André, anuncia expansão de produção para este ano com a aquisição de imóvel 66% maior. Com vendas em alta, o plano da empresa é elevar em 30% a capacidade produtiva – de 13 mil peças mensais para 17 mil, com a contratação de 10% mais funcionários do que o número atual.

O plano de expansão da marca prevê também a abertura de uma loja no Shopping ABC, também em Santo André, em esquema de franquia, outras duas até julho próximo e mais cinco até o fim deste ano. “Temos a intenção de ter 80 franquias abertas até 2010”, afirma o gerente comercial Percival de Oliveira.

A Espaço Fechado nasceu há 10 anos em Santo André, e até a semana passada ficava em um imóvel de 600 m² no Parque Jaçatuba. Com a nova sede, no mesmo bairro mas 66% maior – 1000 m² –, a indústria pretende ampliar a produção de aproximadamente 13 mil peças por mês para 17 mil. “Desde 2001, a empresa cresce 23% ao ano. Com a expansão e as novas franquias, esperamos ter um aumento de 30% no faturamento em 2005”, afirma Oliveira.

Sem revelar o investimento, o gerente diz que foi feito um planejamento especial para abrigar a nova fábrica. “Compramos um imóvel que era parte comercial e parte residencial e fizemos um projeto voltado a todas as necessidades da fábrica. A reforma durou cerca de seis meses”, completa. Com a expansão, a empresa contratou mais cinco trabalhadores no primeiro trimestre e conta agora com 45 empregados.

A Espaço Fechado já tinha reformulado outros detalhes no fim do ano passado. O logotipo e os uniformes dos funcionários foram mudados, em um trabalho de fortalecimento da marca. Tudo isso dentro de um plano implantado há um ano e meio, quando a empresa entrou no ramo de comércio eletrônico e, de acordo com o gerente Oliveira, passou a desenvolver uma atividade inovadora para a indústria de relógios. “Temos um site no qual o consumidor final pode customizar o relógio do jeito que quiser. Pode escolher as cores, a estampa, pode inserir até foto de um ente querido. O cliente faz o pedido pela internet e nós entregamos na residência. Somos pioneiros nesse segmento.”

A Espaço Fechado fornece para lojas multimarcas em todo o país e conta com três franquias – em São Paulo, em Guarulhos e outra recém-inaugurada em Santo André (leia texto nesta página), a primeira loja no Grande ABC. De acordo com Oliveira, a região foi escolhida para a nova franquia devido a um estudo de mercado. “Tínhamos pesquisas que comprovavam a necessidade de uma loja no Grande ABC. Muitos clientes saíam daqui, que é a ‘terra natal’ da empresa, para ir comprar em São Paulo. Além do mais, a região tem grande potencial de consumo e ótimo nível socioeconômico.”

O público alvo da empresa é a classe B, mas a marca também atende as classes A e C. “Nossos clientes são aqueles que têm um estilo próprio e querem achar um relógio adequado às suas necessidades, com qualidade e que não custe caro”, diz Percival de Oliveira.



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