Internacional Titulo
Polonês que participou do holocausto pega 8 anos de prisão
Por Da AFP
08/04/2003 | 12:33
Compartilhar notícia


A Corte Suprema da Polônia confirmou uma pena de 8 anos de prisão, emitida em julho de 2001, contra Henryk Mania, um polonês de 80 anos que participou no extermínio de judeus no campo nazista de Chelmno, perto do rio Ner (centro do país), informaram nesta terça-feira fontes judiciais.

Acusado de ter "ajudado os nazistas alemães entre dezembro de 1941 e abril de 1943 a exterminar os prisioneiros do campo de Chelmno", Henryk Mania foi declarado culpado em primeira instância por ter "golpeado os detentos e ter roubado seus pertences antes de jogá-los em caminhões transformados em câmaras de gás".

A investigação sobre o extermínio de prisioneiros nos campos de Chelmno, aberta depois da guerra, foi arquivada na década de 60. Em 2000, foi reaberta pelo Instituto da Memória Nacional (IPN) que interrogou uma centena de testemunhas, o que levou a prisão de Henryk Mania.

Segundo estimativas de historiadores, entre 200 mil e 300 mil pessoas, principalmente judeus poloneses, alemães e austríacos, foram exterminados em Chelmno entre 1941 e 1945.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;