Cena Política Titulo
Pedras no caminho do PT andreense
Por Fábio Martins
04/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O impasse em relação a nomes no PT de Santo André para encabeçar candidatura ao Paço em 2020, de fato, não é o principal problema interno. Os ex-prefeitos Carlos Grana e João Avamileno, a ex-vice-prefeita Ivete Garcia, bem como o vereador Eduardo Leite são alternativas cogitadas no petismo e podem ser indicados para a corrida municipal. A falta de unidade, dissidências e escassez de recursos, além do desgaste externo, se apresentam como as pedras no caminho do partido, que já venceu cinco eleições majoritárias na cidade. Atritos se arrastam desde a derrota no pleito de 2016. Dívida da campanha obrigou a atual direção local a colocar a tradicional sede da legenda à venda. O último PED (Processo de Eleição Direta), que culminou na vitória de José Paulo Nogueira à presidência, também expôs essa ferida. Certo é que em todas as vezes em que o PT entrou rachado saiu com reveses, tendo os resultados de 1992 e 2008 na lista de mais simbólicos.

BASTIDORES

Sem consenso
Projeto idealizado pela Câmara de Diadema que visa criar fundo de arrecadação de recursos para compra de novo prédio à sede do Legislativo não é consenso entre os parlamentares – a matéria da mesa diretora já tramita nas comissões, apesar de a casa possuir imóvel próprio, adquirido no começo dos anos 2000. O oposicionista Cicinho (PRB) afirmou ser contrário à proposta. “No momento que o País atravessa, temos coisas mais importantes a fazer e demandas que requerem maior atenção dos vereadores. Esse projeto não terá meu voto”, alegou o republicano.

DEM de Diadema
O DEM realiza hoje convenção partidária para escolher nova direção do partido na cidade. O evento ocorrerá na Câmara e, entre as discussões, será definida a comissão que irá formar a executiva municipal, além da sucessão de 2020 – a sigla integrou a coligação do prefeito Lauro Michels (PV) no último pleito. A atividade ficará sob responsabilidade do presidente do Legislativo, vereador Pretinho do Água Santa. Atualmente, a legenda é presidida por João Gomes dos Santos.

Demanda do Bom Prato
No encontro ontem no Palácio dos Bandeirantes, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), falou sobre a abertura do Bom Prato na cidade, em janeiro. Ao lado do governador João Doria (PSDB), Morando elogiou o equipamento, mas disse que parou de fazer propaganda sobre a unidade “porque (já) não comporta a demanda”. “Então, tem que abrir o segundo (equipamento) para voltar a fazer bom comercial”, citou o prefeito. Na ocasião da entrega do primeiro, Doria autorizou estudos para uma segunda unidade.

Preto, cinza e branco
Por falar em Morando, durante a visita do tucano à sede do governo paulista, foi feito comentário sobre a nova pintura do local, que predomina sobre as cores preta, cinza e branca. O espaço ficou completamente repaginado, após a entrada de Doria no Palácio. O vice-prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (PSD), falou, em tom de brincadeira, sobre pretensão de imprimir o mesmo padrão no Paço são-bernardense. Diante da citação, embora o governador seja torcedor do Santos, lembrou-se que as colorações fazem alusão ao Corinthians. Morando, palmeirense, de antemão já abortou a ideia.

Táxis adaptados
O projeto que promove o transporte de táxis com acessibilidade em São Bernardo, apresentado pela Prefeitura, foi avalizado na manhã de ontem pela Câmara, com 23 votos favoráveis. A nova lei tem o objetivo de conceder licenças aos taxistas com carros adaptados para pessoas com deficiências físicas. A matéria segue para ser sancionada pelo chefe do Executivo, o que deve acontecer ainda neste mês. De acordo com a matéria, serão promovidas dez licenças para o início do projeto, com condicional de aumento, de acordo com a demanda do município.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;