Setecidades Titulo Saúde
Fechamento provisório de UBS revolta pacientes
Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
10/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Os usuários que foram à UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim das Orquídeas, em São Bernardo, deram de cara com a porta fechada ontem. Dois cartazes colados na parede informavam a paralisação no atendimento até dia 13 - sem qualquer esclarecimento. Desde janeiro a unidade funciona provisoriamente à Rua Rita Mendes Oliveira. A sede atual, na Estrada Poney Club, segue em obras de reforma e ampliação.

Durante toda a segunda-feira, dezenas de pacientes desavisados foram ao posto para marcar consultas ou retirar remédios. A unidade mais próxima está localizada a quatro quilômetros, no Alvarenga. "Não há explicação e nem encaminhamento para outra unidade. Simplesmente fecharam sem oferecer transporte. E quem vem de longe?", perguntou a estudante Tatiana de Andrade, 25, que surpreendeu-se ao chegar na unidade no fim da tarde para tomar vacina.

O aposentado Francisco Chagas Souza, 53 anos, também perdeu a viagem. Ele procurou por médico cardiologista no Pronto-Socorro Central e foi encaminhado à UBS de seu bairro para abreviar o processo. "Isso é ironia. Ainda disseram que seria mais rápido. Nem eles foram informados."

Funcionária de uma papelaria que funciona ao lado da UBS, Patrícia Ferreira, 30, comentou a repercussão do fechamento entre os munícipes. Alguns pacientes se exaltaram e buscaram informações no comércio. "Sou apenas vizinha da unidade. Estavam todos nervosos." Patrícia disse que, ontem, pelo menos dez pessoas procuraram por explicações no comércio.

A Prefeitura de São Bernardo informou que a unidade ficará fechada por uma semana para desenvolvimento de "programa de sensibilização de trabalhadores e readequação dos fluxos de trabalho". A administração diz ter espalhado cartazes com avisos e indica que os atendimentos de urgência devem ser feitos na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e no pronto-socorro do bairro. A administração não explicou se outras unidades serão fechadas temporariamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;