Memória Titulo Memória
De volta ao solo sagrado da Borda do Campo
Por Ademir Medici
31/08/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Duzentos anos depois, a imagem histórica de Nossa Senhora da Boa Viagem retorna ao alto de São Bernardo, por onde passava o Caminho do Mar original, hoje Via Anchieta. Trata-se de uma hipótese bastante viável e que valoriza, ainda mais, a Festa da Boa Viagem deste ano da graça de 2018.

Aqui foi o Solar dos Pires Um tripé religioso

A imagem que veio de Portugal

É provável que a imagem histórica de Nossa Senhora da Boa Viagem tenha estado no atual território da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no começo do século 19. Foi ali que se construiu a capela provisória da paróquia, enquanto se providenciava a construção da capela definitiva, esta datada de 1814 e que permanece no Largo da Matriz, na Rua Marechal Deodoro.

As informações fazem parte dos estudos desenvolvidos pelo historiador Wanderley dos Santos. Ele chefiou o Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo.

Caso a hipótese esteja correta, é a segunda vez que a imagem visita o espaço hoje conhecido como Acampamento do DER e que no passado foi o Solar dos Pires. Em pelo menos outra oportunidade a imagem cruzou o Acampamento, quando a Procissão dos Carroceiros saiu da Paróquia Santíssima Virgem. 

O Solar dos Pires, na altura do atual km 19 da Via Anchieta, formava um tripé religioso com a própria Matriz da Boa Viagem e a capela de Bom Jesus de Piraporinha, os três com grandes encontros religiosos e festivos nos tempos dos carros de boi.

EXPLICAÇÃO

Recorremos ao historiador Wanderley dos Santos, em atendimento a uma pergunta feita segunda-feira quando estivemos na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Na oportunidade, respondemos a respeito da origem da imagem da Boa Viagem, feita em terracota e trazida de Portugal.

Lembramos que a Seção de Pesquisa e Memória da Prefeitura de São Bernardo guarda todo este material importante da história da Igreja na região.

DONA MATUTINA

Durante a nossa conversa com os paroquianos do antigo DER, citamos Matutina Rocha de Campos Macedo, uma das pioneiras do lugar. E conhecemos seu bisneto, David Rodolfo Campos Silva, 27 anos, que faz parte da Associação dos Missionários da Imaculada – Padre Kolbe, iniciativa do frei Sebastião. Dona Matutina ficaria feliz ao ver o bisneto estudando para ser padre.

A SEMANA

Como parte da visita da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, hoje será exibido o filme Mariano; amanhã, sábado, haverá o terço luminoso; e no domingo, a despedida, a partir das 8h, quando a imagem, durante a Procissão dos Carroceiros, retornará à basílica que a guarda.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 31 de agosto de 1988 - ano 31, edição 6845

Manchete – Constituinte rejeita dois turnos nas eleições municipais de novembro.

Economia – Poupança paga 21,26%. Inflação de agosto atingiu 20,66%.

Lourenço Diaféria (crônica) – Tu não te lembras da caserna pequenina?...

Em 31 de agosto de...

1763 – Capital do Vice-Reino do Brasil é transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

1918 – A guerra. Do noticiário do Estadão: o abatimento do povo alemão. Amsterdã, 30 – O jornal “Vossische Zeitung” publica um apelo enérgico ao público, a fim de combater o pessimismo provocado pelo avanço dos aliados.

Hoje

Dia Nacional do Nutricionista

Dia Nacional do Outdoor

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 31 de agosto:

Na Bahia, Bom Jesus da Lapa, Camacan e Guaratinga

Em Minas Gerais, Campanário e Uberlândia

No Ceará, Itapipoca

Em Goiás, Trindade<TB><TB>Fonte: IBGE

Santos do Dia

Raimundo Nonato (Portell, Catalunha, Espanha, 1200 – Cardona, Espanha, 1240). Padre e libertador de escravos cristãos. 

Sua mãe faleceu durante o trabalho de parto, antes que Raimundo nascesse. Por esta razão Raimundo foi chamado de “Nonato”, cujo significado é “não-nascido de mãe viva”, isto é, ele foi retirado do corpo já sem vida de sua mãe. É o padroeiro dos nascituros (bebês que estão para nascer), das gestantes na hora do parto, das parteiras e dos obstetras.

Amado

Aristides




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;