Cultura & Lazer Titulo
'Código da Vinci' é eleito o livro do ano na Grã-Bretanha
Da AFP
21/04/2005 | 11:16
Compartilhar notícia


Censurado pelo Vaticano, que o considera um "castelo de mentiras", o livro 'O Código Da Vinci' foi designado o livro do ano na Grã-Bretanha, em uma cerimônia na noite de quarta-feira em Londres.

O livro do americano Dan Brown, que desde 2003 vendeu mais de 25 milhões de exemplares, afirma que Maria Madalena foi esposa e teve uma filha de Jesus Cristo, entre outros postulados que despertaram a ira da Igreja.

A hierarquia eclesiástica de Roma pediu que não se compre nem se leia a obra de Brown, uma intrincada narração de mistério que já foi traduzida a 44 idiomas e se transformou em um dos maiores sucessos editoriais dos últimos anos.

"É um castelo de mentiras", afirmou o arcebispo de Gênova, Tarcisio Bertone, que é um estreito colaborador do novo Papa Bento XVI.

Em um discurso em vídeo de aceitação do prêmio, o autor, que faz poucas aparições em público, insistiu que seu livro "é um romance". O livro, cujas vendas aumentaram depois do intenso debate religioso, receberá um novo impulso depois de sua adaptação cinematográfica, que será protagonizada pela ator Tom Hanks.

O longa-metragem, que será filmado em alguns cenários naturais, como o Museu do Louvre, em Paris, e a Capilla Rosslyn, na Escócia, começará a ser rodado em junho.

O ator britânico Ian McKellen ('O Senhor dos Anéis') interpretará o milionário filantropo Sir Leagh Teabing, que ajuda o professor Robert Langdon (Hanks) em sua odisséia para encontrar o Santo Graal.

Entre os livros premiados na noite literária de um grande hotel londrino também estavam as memórias do ex-presidente americano Bill Clinton. Seu livro 'My Life' recebeu o prêmio de melhor obra na categoria biografia. Obra censurada pelo Vaticano é o livro do ano na Grã-Bretanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;