Economia Titulo
Banespa corre o risco de ter privatizaçao adiada
Por Do Diário do Grande ABC
04/03/2000 | 13:15
Compartilhar notícia


O Banespa poderá ter o seu leilao de privatizaçao transferido do dia 16 de maio para outra data posterior, caso o Banco Central nao derrube na próxima semana a liminar dos procuradores de justiça de Brasília , que denunciaram irregularidades no processo de privatizaçao da instituiçao. O processo de privatizaçao já sofreu reveses na última semana: deixou de divulgar o nome dos bancos qualificados para o leilao e também nao abriu o data room com informaçoes sobre o banco, e nao divulgou o seu balanço de 99.

Sem o balanço de 99 ou a divulgaçao dos qualificados com abertura do data room, o processo de privatizaçao entrou em um momento em que depende somente da decisao do Tribunal Federal Regional de Brasília, que permita a continuidade do processo. Um dos executivos envolvidos na privatizaçao do Banespa lembrou que sem balanço, nao se vai longe, já que é preciso completar a due diligence que fixará o preço mínimo da instituiçao.

Além disto, há ameaça de novas liminares contra a privatizaçao por parte da Associaçao dos Funcionários e também de Sindicato de Bancários do Estado e de centrais sindicais. Estas ameaças foram feitas no decorrer da última semana. Um técnico envolvido na privatizaçao do Banespa explicou que o processo segue uma cronologia lógica. Se uma das partes deixa de ser cumprida, o resto nao anda. Há uma paralisia natural do processo.

De qualquer forma, a história do Banespa nos anos 90, que se iniciou em 94 com a intervençao do Banco Central, parece que só vai ganhar uma nova direçao com a privatizaçao. Nos meios financeiros do País, a disputa pelo Banespa continua. Há um otimismo de que as barreiras serao superadas e o leilao de privatizaçao ocorrerá.

Os nove bancos que entregaram os documentos para pré-qualificaçao, garantem que tem recursos para adquirir o banco e que o leilao poderá ter um ágio muito bom, que poderá compensar a espera para o governo federal. Os bancos que entregaram documentos e que esperam a pré-qualificaçao sao: Itaú Bradesco, BankBoston, Santander, BBV, Citibank, Unibanco, Safra e o HSBC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;