Memória Titulo São Bernardo
Do alto de Nova Petrópolis
Ademir Medici
03/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Início da década de 1950.
Constante Sarti e o motorista Fabretti, que serviu ao prefeito Lauro Gomes, inspecionam obras complementares do DAE junto à caixa-d’água de Nova Petrópolis.
Ao fundo, a cidade de São Bernardo, com a torre da igreja matriz – inaugurada em 1962 – e um cenário ainda horizontal.
Observam-se áreas verdes e áreas loteadas, à espera de novas construções.
Os antigos ainda chamavam São Bernardo de Vila.

A caixa-d’água – ou reservatório que lembra um pistão de automóvel – permanece como referência do bairro Nova Petrópolis.
O bairro foi loteado pela família Pujol na década de 1920 e, num segundo momento, pela família Simonsen. Wallace, o primeiro prefeito, instalou o primeiro sistema de água do bairro, captada de um lago atrás do seu casarão, na Chácara Simonsen.
Cresce o empreendimento, e Simonsen demonstra o desejo de oferecer à municipalidade a área destinada à construção da caixa-d’água. O desejo é cumprindo pelos seus filhos, que doam à Prefeitura 7.000 metros quadrados.
E lá vai Constante Sarti inspecionar as obras do reservatório.

AMANHÃ EM MEMÓRIA
Uma visita ao antigo Mercado Municipal de São Bernardo
A entrevista dos irmãos Sarti está no DGABC TV – www.dgabc.com.br

Na casinha da Catequese
No domingo, 1º de outubro de 1972, o Diário esboçava uma linha redacional mesclando jornalismo com literatura. E a formação da Redação era tipicamente local, com nomes aqui revelados.
Três casos:
1 – O jovem Edison Motta fazia dobradinha com o fotógrafo João Colovatti. E produzia ‘As imagens de uma chuva’.
Escreveu Edison: “O fotógrafo João Colovatti incumbiu-se de focalizar o clima de tristeza ou alegria das ruas do ABC. E voltou para a Redação com esses flagrantes, inclusive o de um carneiro, solitário, abandonado na Avenida Bom Pastor”.
2 – Fausto Polesi usava o pseudônimo Roterdan Cravo e escrevia a crônica Gigantes Deitados, focalizando a doença de dois ex-prefeitos, adversários políticos de São Caetano.
Do texto do Dr. Fausto: “Anacleto Campanella e Oswaldo Massei foram nocauteados por inimigos invisíveis que nunca foram aliados, nem de um, nem de outro”.
3 – Hermano Pini Filho assinava Júlio Pinheiro. E produzia a crônica Apelido Gruda Mais do que Cola.
Escreveu mestre Hermano: “No futebol os jogadores são mais conhecidos pelos seus apelidos: Pé de Valsa, Charuto, Bigode, Cabrita, Tostão e o nunca assaz louvado Pelé, dono de Edson Arantes do Nascimento, que poucos conhecem”.

O Diário não possuía o monumental prédio de hoje. A Redação ficava do outro lado da Rua Catequese, numa casinha que deixou muitas saudades, ao lado de um posto de gasolina.
Rasgava-se a Avenida Perimetral, hoje denominada Dr. Edson Danillo Dotto, em homenagem ao saudoso diretor-presidente do Diário.
No lugar da casinha-Redação e do posto há hoje um pequeno estacionamento e um jardim, bem visíveis a partir da Redação atual, no terceiro andar do Diário.

Diário há 30 anos
Sábado, 3 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6563
Manchete – Sarney (presidente da República) exige o fim dos conchavos
Grande ABC – No ano das eleições, prefeitos investem tudo no setor de obras. Reportagem: Eurica Sisman.
Santo André – Acisa (Associação Comercial e Industrial) diz ‘não’ à preservação do Cine-Teatro Carlos Gomes.
São Caetano – Instalada a 2ª Junta de Conciliação e Julgamento do Tribunal Regional do Trabalho.
A Palavra do Leitor – O sonho petista acabou, cf. o vereador José Nanci, ex-PT.
Memória – Era focalizado o primeiro ambulatório de saúde de Mauá, surgido com o início do movimento pela emancipação da cidade, nos anos 1940.
A última diretoria deste ambulatório pioneiro foi integrada por Idalina Salgueiro, Gerty Fink, Angelina Monteggia Perrela, Irene Mazzola Scila (que nos forneceu a foto), Lia Pântano e Ida Scila Gianoni.
Social (Claudete Reinhart) – Realizado o 8º Encontro dos Taquaritinguenses no Restaurante São Judas Tadeu, em São Bernardo.

Em 3 de outubro de...
1917 – Tragédia em São Bernardo: suicida-se o velho Luiz Selli, 84 anos. A autópsia é realizada pelo Dr. Paiva Lima, médico legista de São Paulo.
A guerra. Do noticiário do Estadão: a vitória inglesa na Mesopotâmia, com 3.800 turcos aprisionados.
1972 – Professor Esmeraldo Gracioto empossado diretor de Expansão Cultural de São Bernardo, hoje seria secretário de Educação e Cultura.
Temporal deixa mais de 500 desabrigados em São Bernardo e Diadema.

Hoje
Dia do Cirurgião-Dentista Latino Americano
Dia Mundial do Habitat
Dia do Petróleo Brasileiro, data escolhida para lembrar a instituição da Petrobras, em 1953.

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 3 de outubro:
Em São Paulo, Rubinéia e Magda
No Rio de Janeiro, Barra Mansa
No Maranhão, Cururupu.
Em Santa Catarina, Schroeder
Fonte: IBGE

Santos do Dia
Dionísio Aeropagita (+ 96 dC). É mencionado no livro dos Atos dos Apóstolos juntamente com sua mulher, Damarás. Converteu-se ao cristianismo através das pregações do apóstolo São Paulo, quando este visitou Atenas na Grécia.
Beatos mártires do Brasil: André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, e companheiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;