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Farol de neblina ou farol de milha?
Alexandre Calisto
Especial para o Diário
25/05/2011 | 07:00
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Muitos motoristas confundem farol de neblina com o de milha. A diferença é visível e explicável.

Segundo Carlos Takata, diretor de desenvolvimento da Valeo, a confusão ocorre por dois fatores. "Primeiro pelo formato. Quando você pega os dois faróis, eles se aproximam no formato. Além disso, às vezes eles estão situados em locais próximos no veículo."

De acordo com Lázaro Moraes, gerente de desenvolvimento da Nino Faróis, o termo farol de milha teve origem no marketing usado há mais de quatro décadas. "Foi um nome comercial muito utilizado na década de 1970 e até hoje é conhecido assim". Ele ressalta que milha é uma unidade de medida norte-americana, diferentemente do Brasil, onde a unidade considerada é a quilometragem.

Na verdade, é um farol de longo alcance e que tem a função de iluminar até quilômetros à frente do veículo. O seu facho de luz é concentrado e de alta intensidade. Segundo a norma 227 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o farol de longo alcance tem a função de complementar o de luz alta. E, segundo a resolução do orgão federal, só devem ser acionados quando os faróis de luz alta estiverem em funcionamento e também não devem ser usados na cidade, somente nas estradas, e quando não tiver nenhum veículo à frente ou próximo.

O farol auxiliar de neblina é de baixa intensidade e opcional, ajuda a melhorar a iluminação na via em condições de neblina, nevasca, chuvas ou nuvens de poeira. O equipamento, normalmente localizado no para-choque, não deve ser instalado acima da linha horizontal do farol principal.




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