Setecidades Titulo Projeto
Sto.André testa banheiro em formato de trailler

Equipamento móvel percorrerá feiras livres e
áreas movimentadas da cidade até o fim do ano

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
22/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/PSA


Começou ontem, pela feira livre da Vila Luzita, em Santo André, o período de testes de banheiro público em formato de trailler que visa atender a população em pontos de movimentação intensa, como parques e corredores comerciais, no próximo ano.

A estrutura móvel – pensada a partir de modelo já usado na Califórnia, nos Estados Unidos, e que chegou a São Paulo em março – é fruto de parceria entre a Prefeitura e a empresa Peebox, e, a princípio, não demandará custos para a administração.

O sanitário possui acessos independentes para homens e mulheres e duas cabines cada. Outro diferencial da estrutura é a existência de ar-condicionado, espelho, pia, secador de mãos, enxaguante bucal e fio dental, além de descarga econômica – que utiliza um litro de água de reúso para cada ativação. A capacidade é para até 650 usos e, após atingir seu limite, os desejos devem ser retirados pelos funcionários da empresa com equipamento próprio.

A ideia é que os próximos meses do ano sejam utilizados para testar o equipamento, que integra o Programa Santo André Eu Amo, Eu Cuido, explica o prefeito Paulo Serra (PSDB). “Trata-se não só de um compromisso assumido na campanha com os feirantes, tendo em vista reivindicação antiga deles, como também projeto de política pública capaz de dar mais conforto aos munícipes”, diz.

O cronograma de estudos prevê que o sanitário móvel visite pelo menos 20 feiras livres. “É uma forma de se fazer política com a participação popular. Vamos ouvir os usuários para saber se eles aprovam e, com isso, levar também para pontos fixos, como é o caso dos parques, calçadão da Oliveira Lima, (centro comercial da) Vila Luzita e unidades de Saúde”, destaca o prefeito.

Tendo em vista a existência de espaço para publicidade no trailler, a manutenção do serviço poderá ficar a cargo da iniciativa privada, observa Paulo Serra. “Vamos buscar parceiros que aceitem ter sua propaganda estampada em troca da conservação do equipamento. Com isso, teremos menos custos para a Prefeitura”, ressalta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;