Economia Titulo
Fusao cria a maior empresa de TV da Europa
Do Diário do Grande ABC
07/04/2000 | 11:50
Compartilhar notícia


O grupo de comunicaçoes britânico Pearson, que controla o jornal Financial Times, confirmou, nesta sexta-feira, a fusao de seus negócios no setor de televisao com a rede européia de TV e rádio CLT-Ufa. Segundo analistas, o negócio vai resultar na criaçao do maior grupo de televisao e rádio na Europa, avaliado em cerca de US$ 19 bilhoes.

A fusao reunirá os interesses na área de televisao de três grandes empresas de comunicaçao européias: o grupo alemao Bertlsmann e o Audifina (de propriedade da holding Groupe Bruxelles Lambert, do investidor belga Albert Frère) que controlam a CLT-Ufa, e o grupo Pearson.

Segundo o acordo, Bertlsmann, GBL e Pearson vao canalizar suas operaçoes de televisao através da Audifina, cujo nome será modificado em breve. O grupo Bertlsmann vai controlar 37% da nova empresa, o GBL cerca de 30% e o grupo Pearson 22%, sendo que os restantes 11% das açoes serao dominados pelo público. Segundo o grupo Pearson, a nova empresa terá um faturamento anual estimado em 4 bilhoes de euros.

A nova empresa poderá ter a rede mais abrangente de televisao na Europa. Ela controlará, por exemplo, o Channel 5 na Gra-Bretanha. Entre as emissoras controladas pela CLT-Ufa, incluem-se canal comercial alemao RTL, emissoras na Bélgica, Hungria e Polônia, o M6 na França e o HMG na Holanda. O novo grupo controlará também uma forte rede de rádio no continente europeu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;