Economia Titulo
Supersimples põe programas do Sesc sob risco
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
04/11/2006 | 19:48
Compartilhar notícia


Referência quando o assunto é atividade cultural (além de esportiva, social e outras) de qualidade a um custo acessível para a população, o Sesc (Serviço Social do Comércio) está ameaçado de ter de interromper boa parte de seus programas. O risco também envolve outras entidades, como Senai, Sesi e Senac.

Isso porque um Projeto de Lei em tramitação no Senado dispensa as micro e pequenas empresas de contribuir para as entidades privadas de serviço social (Sesc, Sesi) e de formação profissional (Senai e Senac). Conhecidas como integrantes do sistema S, essas entidades são administradas pelas federações da indústria, do comércio e serviços.

Cercado de expectativas, o projeto, do Supersimples (regime simplificado de tributação), unifica a cobrança de oito impostos (seis federais, um estadual e um municipal) e elimina o recolhimento ao sistema S para empreendimentos com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões.

Por conta da unificação de tributos, a proposta é considerada um avanço pelo setor empresarial, devido à possibilidade de gerar uma redução da carga tributária para os pequenos. Com isso, poderia também gerar a diminuição do mercado informal, ao encorajar empreendedores a regularizar seus negócios.

No entanto, da maneira como foi redigido, o projeto poderá significar para instituições como o Sesc, no Estado de São Paulo, por exemplo, a perda de mais de um terço da arrecadação de recursos. Seriam R$ 10 milhões mensais a menos para tocar seus programas.

“Ao permitir que as micro e pequenas fiquem isentas da contribuição, é como se quisessem dizer que essas entidades não têm importância ou que poderiam ser substituídas, o que é uma falácia”, afirma o diretor do Sesc no Estado de São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

O Sesc-SP atende por mês mais de 1 milhão de pessoas, oferecendo desde cultura, esportes, programas de saúde, lazer até educação ambiental. Segundo Miranda, se a proposta for aprovada dessa forma, a instituição, além de diminuir a capacidade de expansão, não terá condições de fazer o que faz hoje.

A entidade, com o apoio das Confederações Nacionais da Indústria e do Comércio, busca pressionar por mudanças. Mais de 150 mil mensagens eletrônicas já foram enviadas aos senadores. Além disso, já há um projeto de emenda no Senado que retiraria essa cláusula.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;