Cultura & Lazer Titulo
Grafite abre o caminho
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
26/03/2011 | 07:06
Compartilhar notícia


Os jovens do Jardim Regina e do Jardim Limpão, em São Bernardo, ganham programação cultural e social. Amanhã, a partir das 10h, o 'Projeto Jardim Limpão' abre de maneira ‘oficial'. Toda a programação, que ocorre na Viela 1, 222, no Jardim Regina, tem entrada franca. Workshop, bate-papos e outras atividades movimentam a comunidade local durante o dia.

O trabalho foi contemplado pelo programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), da Prefeitura de São Bernardo. O projeto exige que a verba conseguida seja utilizada no período de seis meses. "A maior dificuldade com esse tipo de projeto é ter o dinheiro. O programa é uma forma válida e menos burocrática de se conseguir recursos", diz o grafiteiro Daniel Melim, responsável pelas ações e que já fazia trabalhos sociais por conta própria no local.

Ele aproveita o domingo, quando se comemora o Dia do Grafite, para falar com os presentes sobre a arte urbana. Na conversa, ele terá a companhia dos também grafiteiros Tito e Meduza, da Zona Leste de São Paulo. A última grafiteira aproveitará o Mês da Mulher para explicar a atuação feminina em meio a uma arte comandada por homens.

A ideia do projeto é disponibilizar a crianças e adolescentes da periferia contato com a arte. "Buscamos assegurar o acesso à cultura por meio do grafite, usando-o como ferramenta para chegar até esses jovens", explica Melim, que comanda o workshop. Com as atividades, ele tenta apresentar possibilidades que esses moradores não têm facilmente. "Queremos mostrar que existem outros caminhos e que todos têm direito a eles."

A comunidade também tem encontro marcado com o projeto nos dias 17 abril e 15 de maio, no Jardim Limpão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;