Cultura & Lazer Titulo
Brasil e Cuba terao destaque no Festival Villeurbanne
Do Diário do Grande ABC
15/03/2000 | 12:00
Compartilhar notícia


Começa nesta quarta-feira, na França, a mostra ``Os 16 reflexos do cinema Ibérico e Latino-americano', que durante duas semanas vai exibir 40 filmes. O festival acontece em Villeurbanne, na periferia de Lyon, e dá destaque para a produçao de Brasil e Cuba, além de homenagear a falecida cineasta espanhola Pilar Miró.

Representarao o Brasil ``Macunaíma', de Pedro de Andrade, e filmes mais recentes como ``Orfeu', de Carlos Diegues, ``Anahí de las Misiones', de Sérgio Silva, ``O primeiro dia', de Walter Salles, e ``Dois Córregos', de Carlos Reinchebach. Pelo cinema cubano serao exibido ``Vampiros de Havana', um desenho animado de Juan Pedrón, ``Plaff', de Juan Carlos Tabio, ``Guantanamera' e ``La vida es silbar', de Fernando Pérez. Também estará em cartaz o grande sucesso ``Buena Vista Social Club', documentário do alemao Win Wenders sobre veteranos músicos cubanos.

Para lembrar Pilar Mirá, cineasta e ministra da Cultura da Espanha, os espectadores poderao descobrir ou rever ``El crimen de Cuenca', ``Gary Cooper que estás en los cielos', ``Werther' e ``El perro del Hortelano'.

Até filmes pouco divulgados na França, como ``Golpe de Estado', do colombiano Sergio Cabrera, ``Yepeto', do argentino Eduardo Calcagno, ``Ratas, ratones, rateros', do equatoriano Sebastián Cordero, e ``El entusiasmo', do chileno Ricardo Larrain.

A Venezuela comparece com ``El valle', de Gustavo Adolfo Balza, e ``A la medianoche e media', de Mariana Rondón e Marite Ugas, que estudaram cinema em Havana. Também estarao no festival ``El coronel no tiene quien le escriba', do mexicano Arturo Ripstein, ``Héroes de otra patria', do jovem porto-riquenho Arturo Ripstein, sobre a polêmica participaçao de soldados de Porto Rico na guerra do Vietna e a comédia americana ``Luminarias', do cineasta José Lus Valenzuela. A maior parte dos diretores estarao presentes em Villeurbanne para debates com o público e palestras.

A programaçao se completa com filmes espanhóis, como ``El abuelo', do José Luis Garci, ``Os amantes do círculo polar (Los amantes del círculo polar)', de Julio Medem, ``Los anos bárbaros', de Fernando Colombo, ``El arból de las cerezas', de Marc Recha, ``Flores de otro mundo', de Iciar Bollain, ``La novia de medianoche', de Antonio Simon, baseado em um roteiro de Luis Buñuel, e ``Solas', produçao andaluz de Benito Sambrano que ganhou cinco prêmios Goya. Os portugueses ``Comédia Infantil', de Solveig Nordlund e ``Tráfico', de Joao Botelho, fecham a programaçao.

O festival, que tenta difundir a cultura latinoamericana e ibérica a um público amplo através do cinema, existe há 16 anos e acontece poucos dias antes dos Encontros de Cinema da América Latina em Tolouse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;