Cultura & Lazer Titulo
Mostra leva Luiz Sacilotto a deficientes
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
13/04/2004 | 19:31
Compartilhar notícia


O pensamento sensível e organizado, com sólida base geométrica, que o artista plástico Luiz Sacilotto (1924-2003) reproduz em suas obras estará ao alcance a partir desta quarta de um público especial: o de portadores de algum tipo de deficiência, seja ela visual ou mental. É a mostra Sacilotto – Obra Gravada Completa, organizada por Elizabeth Leone na Pinacoteca de São Caetano da Fundação Pró Memória, que conta com 35 serigrafias e três litogravuras, além de 12 gravuras reproduzidas em relevo pelo artista plástico Alfonso Ballesteros, que compõem o percurso tátil da exposição.

“É uma mostra inclusiva mesmo, portanto também aberta ao público geral. A comunicação é feita para todos, para que haja uma experiência completa”, afirma Monica Iafrate, coordenadora da exposição. Monica destaca, também, os dois poemas concretistas de Augusto de Campos que incrementam o espaço, Sacilotto (1986), escrito especialmente para o artista, e Anticéu (1984). Ambos estão reproduzidos na parede, em tinta e em braile.

“O poema Anticéu, apesar de adaptado para a parede, traz metade de sua versão original codificada em braile. Augusto de Campos já tinha essa preocupação inclusiva dentro de seu pensamento concreto”, conta a coordenadora.

A exposição tem como proposta, também, fazer uma retrospectiva completa da arte concreta, porque integra várias manifestações artísticas, como as duas maquetes de obras públicas de Sacilotto. “Trouxemos exemplos de design, como fotos do calçadão da Oliveira Lima, em Santo André. O objetivo é mostrar que a influência da arte concreta está na vida cotidiana, na visualidade dos últimos 30, 40 anos”.

As escolas e entidades, como a Apae de São Caetano, já têm agendamento até junho para visitar a exposição. As crianças terão tratamento especial, já que participarão, também, de oficinas de criação. “Elas funcionarão de várias formas. Cada grupo terá um roteiro diferente. Os deficientes visuais, por exemplo, passarão por um trabalho prévio no ateliê, de aprimoramento tátil, no qual estarão em contato com algumas obras e reproduções de esculturas do Sacilotto”, afirma Monica.

Sacilotto – Obra Gravada Completa – Exposição. Na Pinacoteca de São Caetano/Fundação Pró-Memória – av. Doutor Augusto de Toledo, 255, São Caetano. Tele e informações: 4221-9008. A partir desta quarta. De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 13h. Entrada franca. Até 30 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;