Política Titulo Diretório em crise
Hamilton é cotado para concorrer ao Paço de S.Caetano
Raphael Rocha
Júnior Carvalho
13/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A cúpula regional do PT estuda colocar o ex-vereador Hamilton Lacerda como candidato do partido à Prefeitura de São Caetano com objetivo de tentar atenuar crise institucional vivida pelo diretório municipal.

Hamilton foi prefeiturável do PT em 2004, quando recebeu 32,18% dos votos em duelo particular com José Auricchio Júnior (PSDB). Em 2006, participou da campanha a governador de Aloizio Mercadante e protagonizou o escândalo dos Aloprados – compra de dossiê com denúncias contra José Serra, candidato do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes à ocasião. Absolvido, trabalha como diretor de projetos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Lideranças da região temem esfacelamento quase completo da sigla em São Caetano caso o atual presidente do diretório, Márcio Della Bella, saia candidato ao Palácio da Cerâmica. Na visão de dirigentes das sete cidades, Della Bella tem muita proximidade com o alto escalão do governo do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) e foi pivô de saídas de lideranças importantes da legenda.

Na semana passada, o suplente e ex-presidente do PT local Ricardo Rios anunciou sua desfiliação e migração para o PR, do vereador Fábio Palacio. Anteriormente, os ex-parlamentares Pio Mielo (hoje no PMDB) e Edgar Nóbrega (atualmente no PDT) seguiram o mesmo rumo.

Hamilton tem dito a pessoas próximas que seu desejo não é voltar à vida eleitoral. Ele se frustrou com o resultado do pleito de 2012, quando buscou cadeira de vereador e recebeu apenas 651 votos – somente o quinto dentre os candidatos do partido. Também enfrentou problemas pessoais recentemente. Entretanto, há trabalho em curso no petismo regional para convencê-lo mudar de ideia.

“O Hamilton está nos ajudando. Estará no nosso time”, resumiu Della Bella ao ser questionado sobre a possibilidade de o ex-vereador concorrer como candidato a prefeito pelo partido.

Na visão dos defensores da campanha de Hamilton, ele é o único nome capaz de manter representatividade do PT em São Caetano, cidade que historicamente é aversa ao petismo. Outro político cogitado foi o ex-presidente nacional do Sesi Jair Meneguelli – candidato da sigla em 2000. Mas no fim do ano passado ele desistiu da ideia, muito porque ficou uma década fora de São Caetano se dedicando ao trabalho em Brasília.

“Ainda não me acharam. (A debandada no PT de São Caetano) É resultado da forma como o partido foi conduzido. Quando houver novidade, eu falo”, disse Hamilton, sem rechaçar possível retorno.

VERA SEVERIANO
Além de Hamilton, petistas tentam convencer a também ex-vereadora Vera Severiano a sair da aposentadoria política. Ela concorreu a uma cadeira na Câmara em 2012 – recebeu 765 votos – e disse que aquela seria a última eleição.

Porém, com a saída de Pio Mielo e Ricardo Rios, o partido ficou sem nome forte na chapa de postulantes à vereança em outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;