Cena Política Titulo
Duas reuniões, uma escolha
Beto Silva
09/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Na noite do dia 28 de março, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) levou centenas de pessoas à Câmara de São Bernardo para acompanhar a prestação de contas de seu primeiro ano de mandato na Assembleia Legislativa. Nos mesmos dia e horário ocorria reunião preparatória do OP (Orçamento Participativo), liderado pela primeira-dama e secretária de Orçamento, Nilza de Oliveira (PT). Ao menos um funcionário da Pasta decidiu comparecer na atividade do parlamentar. Ao voltar ao trabalho, foi comunicado que estava desligado do setor. O comissionado tentou reverter a decisão ao procurar Luiz Fernando. O deputado contatou o prefeito Luiz Marinho (PT), que prometeu atuar para tentar contornar a situação. Mas não resolveu nada. Como consequência, houve estremecimento na pré-campanha de Tarcisio Secoli (PT) a prefeito, já que o parlamentar coordena as ações da pré-candidatura. Tanto que as frequentes reuniões que ocorriam todas as quintas-feiras não foram realizadas desde então. Atualmente, a situação é a seguinte: a relação ficou abalada, mas Luiz Fernando continua na coordenação de Tarcisio. A avaliação é a de que, se tudo der certo, será difícil vencer a eleição e manter o PT no comando do Paço. Mas, do jeito que a coisa anda, será mais complicado do que se esperava.

Bastidores

Quem foi?

Pesquisa feita por telefone está dando o que falar em Santo André. Ninguém sabe quem encomendou a sondagem, que pergunta em quem a pessoa vai votar. “Se você pretende votar no Aidan, que está mencionado na Lava Jato, disque 1; se pretende votar no Carlos Grana, atual prefeito e que tem feito muito por Santo André, disque 2; se pretende votar em outro candidato, disque 3”, diz a mensagem. É mais um serviço de telemarketing que agita a política andreense.

Reclamação

A orientação do PT de Santo André, juntamente com a cúpula do Paço, foi de evitar que diretores e secretários do partido fossem candidatos a vereador, para não deixar a disputa interna desproporcional. Muita gente reclamou que nomes de outras legendas, mas que fazem parte do arco governista, não foram atingidos pela norma. Caso da ex-jogadora de basquete Marta Sobral, que se desligou do comando da Secretaria de Esportes para concorrer a vaga na Câmara, pelo PDT.

Confirmação

Na sessão de quinta-feira, o vereador de Diadema José Augusto (PSDB) voltou a afirmar que será candidato à reeleição e estará no projeto de segundo mandato do prefeito Lauro Michels (PV), independentemente de os tucanos indicarem sua mulher, Maridite, como vice.

Fragilizado

Sem Horácio Neto, sem Jayme Tortorello, sem Edgar Nóbrega, sem Pio Mielo, sem Ricardo Rios, todos fora do PT. Sem Vera Severiano e sem Hamilton Lacerda, que ainda estão no partido, mas não querem ser candidatos. Assim, restaram filiados apenas nomes com menos de 250 votos nas últimas eleições. A pergunta é: quantos votos terá a chapa de vereadores do PT de São Caetano em outubro? Façam suas apostas.

Brickmann

Informamos que a coluna de Carlos Brickmann não está sendo publicada às quartas-feiras e domingos como ocorria costumeiramente neste Diário porque o jornalista se recupera de um problema no ombro, decorrente de um acidente doméstico. Ainda está internado, mas passa bem. Estamos na torcida para a mais breve recuperação do nosso amigo e a consequente alta do hospital, o que deve ocorrer nos próximos dias. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;