Setecidades Titulo Conscientização
Dia da Saúde é comemorado na região

Santo André e Mauá oferecem aulas de ginástica e zumba, além de dicas de prevenção

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
08/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


O Dia Mundial da Saúde, celebrado ontem, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), foi marcado por atividades física e de prevenção de doenças no Grande ABC. Aulas de zumba, dança circular e medição de pressão e índice glicêmico lembraram a população sobre a importância da atividade física para a saúde. Neste ano, o intuito era chamar a atenção para o problema da diabetes,

Em Mauá, o dia foi iniciado com alongamento, ginástica e dança circular na Praça 20 de Novembro, no Centro. Porém, a hora da zumba teve a maior movimentação. O prefeito Donisete Braga (PT) chamou a atenção para a prática de esportes. “Investir em exercícios físicos é evitar problemas de saúde a longo prazo. Em relação à área no município, atualmente temos 340 agentes de Saúde que visitam as pessoas em casa. E no sábado (amanhã) vamos reinaugurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Zaíra 1”, disse.

A dona de casa Maria da Costa Silva, 42 anos, moradora da Vila Magini, praticou zumba pela primeira vez. “Eu nunca tinha feito, mas sempre tive vontade. É importante para a saúde e o tempo passa muito rápido.”

O evento também teve apresentação do grupo Batucaps, formado por percussionistas pacientes do Caps (Centro de Atenção Psicossocial).

Em Santo André, a manhã também foi marcada por grande presença da população na aula de zumba. Quem compareceu ao Paço Municipal aproveitou ainda para medir a pressão, calcular o IMC (Índice de Massa Corpórea) e o índice glicêmico. As crianças brincaram em pula-pula inflável.

Conforme a gerente de projetos especiais da Secretaria da Saúde da cidade, Maria Luiza Malatesta, foram dadas diversas orientações à população por meio de uma nutricionista. “A prevenção da diabetes e demais doenças, como a obesidade, é feita através da prática de exercícios somada à boa alimentação”, afirmou.

A equipe da Pasta também lançou o blog Momento Saúde (momentosaude.santoandre.sp.gov.br), que vai ser atualizado com dicas importantes. “Por exemplo, lá tem o ícone do momento família, que fala sobre passeios, cuidados com a pele, alimentação, entre outros.”

O operador de logística João de Araújo Sousa, 51, aprovou a iniciativa. “É muito importante para conhecer outras coisas. Acredito que o evento deveria acontecer também aos fins de semana para que mais pessoas aproveitassem”, disse.

A equipe do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também esteve presente com informações sobre o tratamento de água e esgoto. Na parte da tarde, houve palestra sobre a dengue com funcionários públicos da copa, limpeza e manutenção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;