Internacional Titulo
Austria é contra açao judicial de vítimas do Holocausto
Por Do Diário do Grande ABC
14/04/2000 | 12:31
Compartilhar notícia


O chanceler austríaco Wolfgang Schuessel nao concorda com a açao proposta, em Nova York, contra a Austria, em nome das vítimas do Holocausto no total de US$ 18 bilhoes, e que envolve cerca de 80 empresas do país.

``Esta açao de advogados norte-americanos nao tem motivos e é absurda. Consideramos que essa açao é contraproducente e injustificada. Estamos em uma etapa muito avançada das negociaçoes e farei tudo para que nada seja adiado', declarou à imprensa Schuessel, nesta sexta-feira, adiantando que ``para nós o importante sao as vítimas, nao os advogados'.

O advogado norte-americano Edward Fagan apresentou, na quinta-feira, uma açao coletiva contra a República da Austria e contra aproximadamente 80 empresas, para receber US$ 18 bilhoes de indenizaçoes para os judeus espoliados e por trabalho forçado.

O governo austríaco havia separado os dois processos. Os trabalhadores forçados deviam ser indenizados a partir deste ano. Negociaçoes incentivadas pelos Estados Unidos estao em andamento com representantes desses trabalhadores em diversos países.

Mas o processo de cerca de 200 mil judeus austríacos despojados de seus bens deve esperar os resultados das investigaçoes de uma comissao de historiadores, que serao conhecidos em 2001.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;