Setecidades Titulo
Consórcio é só discurso sobre câmeras
Por Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
21/05/2011 | 07:07
Compartilhar notícia


Câmeras de monitoramento de segurança para o Grande ABC ainda fazem parte da lista de projetos não executados do Consórcio Intermunicipal - autarquia que propôs, sem eficácia, a criação de usina de incineração de lixo. No bolo da papelada que será enviada para o Ministério da Justiça, o Consórcio decidiu acrescentar a criação de portais de segurança nas divisas das sete cidades. Sem noção de custo da iniciativa e lista de pontos que receberão as câmeras, a previsão da Câmara Setorial de Segurança é entregar o projeto para os prefeitos até fim de junho.

Segundo o coordenador da câmara, o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Benedito Mariano, 50 portais serão instalados em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá. Trata-se, na verdade, de câmeras capazes de identificar placas de carros. "Assim podemos monitorar melhor furtos e roubos de veículos", falou Mariano. Até o fim do mês, o Grupo de Trabalho pretende finalizar a listagem de vias públicas onde serão criados os portais. O coordenador adiantou, contudo, que dois possíveis pontos são as avenidas Pereira Barreto (divisa Santo André/São Bernardo) e Piraporinha (São Bernardo/Diadema).

"Temos de reforçar nossas divisas. Todas as informações serão enviadas para a Central de Monitoramento", acrescentou o gestor de Segurança Urbana. A proposta será levada em pauta geral com pedidos do Grande ABC para os governos estadual e federal.

"Vamos conseguir recursos para a Central de Monitoramento através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania/CF)", reforçou Mariano. Não existe data para a pauta ser entregue ao Ministério da Justiça, em Brasília.

Pauta geral

Ampliar o efetivo de policiais militares também faz parte da lista de pedidos do Consórcio. Mariano explicou que, desde janeiro, 100 cadetes foram incorporados à corporação nas sete cidades. "Temos algo em torno de 800 policiais que servem aos municípios. Queremos que o governo do Estado amplie esse número", pediu o coordenador.

Na sacola de pedidos entra também o funcionamento das delegacias nas sete cidades. Mariano explicou que menos de 50% dos distritos policiais não prestam atendimento nas madrugadas e fins de semana.

Na semana passada, um recém-nascido foi encontrado em Rio Grande da Serra por volta das 22h30. O caso teve de ser registrado no 1° DP de Mauá, pois em Rio Grande a única delegacia não funciona aos sábados e domingos. A de Rio Grande até hoje não avançou na apuração do abandono.

"Das 27 unidades que temos na região, apenas nove dão plantão. Queremos que o governo do Estado amplie esse número para poder atender melhor a demanda das cidades", completou.

Diadema faz operação com arma não letal

A Guarda Civil Municipal de Diadema iniciou ontem o patrulhamento com o teaser, a arma não letal da corporação. Com formato de revólver, o objeto dispara fios eletrificados a 10,6 metros de distância e será usado para paralisar indivíduos em momentos de agressão.

Após uma semana de treinamento especial, os guardas fizeram ontem à noite a blitze rotineira de fim de semana com o equipamento.

O subcomandante da GCM, Emilio D'Angelo Junior, explicou que o novo armamento será usado em casos em que o agressor não portar armas de fogo. "Ou mesmo para paralisar animais de grande porte. Por exemplo, se o GCM se deparar com um pit-bull agredindo uma pessoa, pode usar o taser para afastar o cachorro", comentou.

Ao todo, são 25 teasers entregues pelo Ministério da Justiça em abril. Conforme o subcomandante, 56 guardas receberam capacitação para usar o equipamento. "Os oficiais vão às ruas com três cartuchos para tiros elétricos. Mas as armas também podem ser usadas sem os cartuchos, apenas encostando na pele do indivíduo", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;