Cultura & Lazer Titulo
Melhor do mago Paulo Coelho
Por Do Diário do Grande ABC
17/04/2004 | 17:58
Compartilhar notícia


A ficção serve a Paulo Coelho como meio condutor de suas reflexões espirituais – e é a essa obra que o assinante do Diário poderá ter acesso a partir desta segunda, quando o jornal inicia a comercialização da Coleção Paulo Coelho, que reúne uma seleção de dez livros do escritor carioca. Vendida exclusivamente a assinantes, pelo preço único de R$ 99, a coletânea traz o supra-sumo da produção literária do imortal, ocupante da cadeira número 21 da ABL (Academia Brasileira de Letras).

O pacote, publicado pela Gold Editora, vem embalado em uma exclusiva caixa e capas em layout diferenciado. Contempla mais da metade da carreira editorial do ex-parceiro de Raul Seixas, que tem no arco-e-flecha seu hobby favorito e que é comumente chamado de mago.

O apelido foi incorporado por conta do título de O Diário de um Mago (1987), livro mais antigo do escritor ainda em catálogo. O volume abre a coleção e narra a peregrinação de Coelho pelo Caminho de Santiago, na Espanha. Sua repercussão só não foi maior ao longo dos anos do que a obtida por O Alquimista (1988). A história de um jovem que se enreda em misticismos ancestrais no Egito angariou leitores como Madonna e Julia Roberts e tem uma versão cinematográfica em negociação, cuja direção caberia ao ator Laurence Fishburne (Matrix).

Antes destes best-sellers, Coelho assinou Arquivos do Inferno (1982) e Manual Prático do Vampirismo (1985), ambos fora de catálogo por determinação sua. E se a pré-escola editorial do autor perdeu-se, o mesmo não se pode dizer de sua maturidade, quase toda presente na Coleção Paulo Coelho. Nela, convivem em harmonia as feiticeiras de Brida (1990) e os praticantes da canalização, uma espécie de telepatia espiritual, em As Valkírias (1992). Também transitam pelas páginas do kit-Mago os amantes ponderados pela religião em Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei (1994), o profeta Elias e seus desígnios divinos em O Monte Cinco (1996), a autodestrutiva protagonista de Veronika Decide Morrer (1998) e os habitantes desorientados da vila Viscos, presentes em O Demônio e a Srta. Prym (2000).

Em todos estes livros, o tratamento é ficcional e guiado pela busca à espiritualidade e ao autoconhecimento de seus personagens. Diferentemente de Maktub (1994) e Manual do Guerreiro da Luz (1997), os dois livros restantes da Coleção Paulo Coelho, que são coletâneas de crônicas e textos não necessariamente fictícios.

A caixa oferecida pelo Diário aos assinantes introduz o leitor de modo quase integral a uma obra que já foi traduzida para 56 idiomas e editada em cerca de 150 países. Paulo Coelho, a propósito, atualmente está no Casaquistão, país onde participa dos eventos de lançamento de Onze Minutos, seu mais recente trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;