Internacional Titulo
Guarda Costeira descarta possibilidades de Kennedy Jr estar vivo
Do Diário do Grande ABC
18/07/1999 | 15:17
Compartilhar notícia


O almirante Richard Larrabee, responsável pela Guarda Costeira na regiao de Martha's Vineyard, reconheceu, neste domingo, que a possibilidade de John Kennedy Jr, sua mulher Carolyn e sua cunhada Lauren estarem vivos é nula. Isto porque a temperatura da água do mar está muito fria, em torno de 20º C.

``Com essa temperatura, penso que agora superamos o limite normal de expectativa de vida,' disse Larrabee ao canal de TV CNN.

Os três tripulantes estavam em um monomotor, pilotado pelo filho caçula do 35.º presidente dos Estados Unidos, que caiu na noite de sexta-feira. No sábado, foram recuperados alguns poucos fragmentos, mas as buscas nao permitiram encontrar os restos do aviao.

Na regiao da queda, o fundo marinho é rochoso, o que complica a tarefa dos navios encarregados de sondar o mar à procura dos destroços no Sudoeste da ilha, a uma profundidade de cerca de 30 metros. Vários navios, entre eles um barco oceanográfico equipado com sonares especiais, passaram toda a noite buscando indícios da queda.

Um helicóptero com equipamento infravermelho manteve a busca durante uma parte da noite, mas acabou desistindo da procura em razao da forte neblina na regiao.

O primeiro indício de que o aviao caiu no mar surgiu pouco depois das 14 horas, quando peças de bagagem e uma roda foram encontradas numa praia de Martha's Vineyard. A Guarda Costeira confirmou que destroços do aviao chegaram à praia, mas nao confirma que uma mala encontrada tivesse uma etiqueta com o nome de Lauren Bassette, a cunhada de John Jr. Especialistas disseram que o fato de a bagagem ter saído do bagageiro, situado na parte de trás do Piper, sugere um impacto violento do aviao com a água.

Um piloto com pouca experiência, que tirou o brevê há apenas um ano, John Jr. decolou no comando de seu Piper Saratoga do aeroporto municipal de Fairfield, New Jersey, às 20h38 da sexta-feira (16). Segundo informaçoes nao confirmadas de agências, além de sua mulher e sua cunhada, viaja com John um instrutor de vôo - aparentemente incluído no grupo porque algumas semanas atrás Kennedy sofreu um acidente num pouso de asa delta e estava com um pé engessado.

John Jr. era esperado na manha de sábado (17) em Hyannisport, um balneário no Cabo Cod, em Massachusetts, situado a apenas 20 minutos de vôo de Martha's Vineyard, para o casamento de sua prima Rory, a filha mais nova do ex-senador Robert F. Kennedy, que foi assassinado. O casamento foi adiado e o que deveria ser uma festa transformou-se em mais uma das tragédias que perseguem o mais famoso cla político dos EUA .

De acordo com o diretor do aeroporto de Fairfield, John Jr. nao apresentou um plano de vôo, o que nao é obrigado a fazer embora a área onde para onde estava viajando, entre Nova York e Boston, tenha o mais intenso tráfego aéreo do planeta. A temperatura era alta e a visibilidade apenas regular na noite de sexta-feira (16), dificultada por um densa névoa criada pela evaporaçao da água do mar sob calor intenso. "Depois do pôr-do-sol, o céu ficou escuro e passou a ser difícil orientar-se", disse o piloto Bob Arnot, que fez uma rota semelhante à que se acredita que Kennedy estivesse seguindo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;