Cultura & Lazer Titulo
IBGE vai quantificar brasileiros com acesso à internet
Por
08/02/2005 | 16:31
Compartilhar notícia


O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) quer fazer um mapeamento de quantos brasileiros contam com acesso à internet. Na próxima segunda-feira, em Brasília, a direção do instituto se reunirá para tomar uma decisão sobre o levantamento, que seria o mais completo já realizado no Brasil e traria os primeiros resultados em 2006.

Apesar do desenvolvimento relativamente rápido da internet no país, até hoje apenas institutos privados fizeram pesquisas sobre quem são os brasileiros que contam com a nova tecnologia. Não existem dados oficiais, o que dificulta o trabalho do governo de adotar uma política para democratizar o acesso à rede mundial de computadores.

Nesta semana, em Genebra, representantes do IBGE participarão de uma reunião na ONU para debater como realizar levantamentos sobre a tecnologia da informação. O esforço das Nações Unidas faz parte de um plano da organização para montar uma estratégia de inclusão digital nos países em desenvolvimento.

No caso do Brasil, relatórios da ONU apontam 14,3 milhões de internautas em 2002, o maior índice da América Latina. A região contaria com 44 milhões de usuários. Os dados, porém, são baseados em pesquisas parciais feitas por entidades privadas. No último documento da ONU, publicado em 2004, a Europa aparece com taxa de penetração da internet três vezes maior que a do Brasil.

O estudo também indica que, no mundo, os usuários da rede de computadores chegam a 676 milhões de pessoas, 11,8% da população do planeta. Em 2004, pela primeira vez, os países em desenvolvimento estão apresentando um índice de crescimento da internet maior que as economias ricas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;