Política Titulo Editorial
Futuro em risco
Da Redação
03/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


Mais um problema afeta o fornecimento de refeições aos alunos de São Bernardo. No retorno do ano letivo, em fevereiro, houve corte de metade da merenda de 80 mil alunos. Desta vez, 480 cozinheiras e auxiliares da empresa ERJ – contratada pelo Paço para colocar as profissionais nas escolas da rede municipal infantil – fizeram greve ontem por não receber salários. Diante disso, as instituições de ensino dispensaram ontem 1.430 crianças, de 0 a 3 anos, das aulas.

Relato das merendeiras dão conta de que o problema no pagamento é corriqueiro. A Prefeitura, sob comando do prefeito Luiz Marinho (PT), diz que suas obrigações contratuais estão em dia e que vai acionar a Justiça para que a companhia cumpra suas atribuições trabalhistas.

Apesar de ser um problema, aparentemente, restrito à empresa, a responsabilidade também é da gestão pública. Primeiro porque era uma situação anunciada. Nos últimos meses ocorreu atraso no contracheque. Providências para evitar a paralisação deveriam ter sido tomadas. Além disso, a administração petista tem de se cercar dos artifícios necessários para manter a oferta de alimento aos estudantes nos próximos dias, já que o sindicato da categoria afirma que a paralisação continuará na segunda-feira.

Sabe-se que a escola, mais do caráter de formação, tem função social importante. É nela que inúmeras crianças, em todo o Brasil, fazem suas principais refeições do dia, pois em casa a família não tem possibilidades financeiras de arcar com tantas despesas. Acrescente-se, ainda, o fato de um aluno sem alimentação não ter condições de atingir o aprendizado adequado. Nada adianta o poder público implantar métodos de ensino revolucionários, ferramentas tecnológicas de última geração, preparar os professores com os mais modernos conceitos educacionais se o básico, que é fornecer merenda aos estudantes, não é devidamente cumprido.

Que a Prefeitura e a empresa tenham consciência do mal que estão fazendo para o futuro do País, que são as crianças, e restabeleçam o mais breve possível a refeição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;