Setecidades Titulo Diário Comunidade
Trabalho beneficente com qualidade

Instituição de São Bernardo que atende, crianças, adolescentes e idosas, terá selo ISO

Por Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
13/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Criada em 1979, a Instituição Assistencial Meimei, no bairro Paulicéia, em São Bernardo, auxilia 290 crianças carentes de 1 a 13 anos com creche e atividades educacionais. O trabalho, mantido prioritariamente por doações, receberá até o fim deste mês o ISO 9001-2008, oferecido a entidades ou empresas cujo trabalho está baseado em modelo de gestão de qualidade reconhecido.

"Esse é o reconhecimento do nosso esforço", comemora a presidente da IAM, Miltes Soares de Carvalho Bonna. A instituição, nascida de um projeto do Centro Espírita Obreiros do Senhor, no Rudge Ramos, começou com apenas cinco crianças. Hoje, são 110 matriculadas na creche, em período integral, de 1 a 5 anos, e 180 no Lar Escola, que oferece atividades educacionais, artísticas, de esportes e lazer em dois períodos, no contraturno escolar.

"Elas ficam no Lar Escola até os 13 anos, quando têm a possibilidade de integrar o Centro de Iniciação e Desenvolvimento Profissional Pestolose, que promove capacitação profissional", explica Miltes. Os cursos são de auxiliar administrativo, serviços bancários, informática, inglês, espanhol e mecânica. Aos 15 anos, os adolescentes participam do projeto Jovem Aprendiz, conveniado a empresas como Banco do Brasil, que os direcionam ao mercado de trabalho.

A lista de espera para os programas, no entanto, é grande. Para a creche, 136 crianças aguardam vaga, enquanto 198 disputam um lugar no Lar Escola.

OUTROS PROJETOS

Além do trabalho junto às crianças e adolescentes, a IAM também oferece atendimento a moradores em situação de rua, no projeto Porta de Fabiano de Cristo. Aproximadamente 50 pessoas por dia recebem alimentação, assistências médica e farmacêutica, além de local para tomar banho e oficinas profissionalizantes, das 18h às 21h30.

A entidade mantém, ainda, outros programas direcionados a famílias carentes cujos filhos não conseguiram matrícula e dependentes químicos e de álcool. A terceira idade também tem seu cantinho. Cerca de 100 idosas dividem seu tempo entre oficinas de costura, artesanato, pintura e o trabalho voluntário de conserto de brinquedos doados à instituição.

As peças restauradas são revendidas no mercado, uma espécie de bazar, responsável pela maior arrecadação de fundos para a IAM. São R$ 150 mil mensais em vendas, que não cobrem os gastos de R$ 200 mil por mês.

O restante é levantado por meio de doações de colaboradores independentes, empresas e convênios com a Prefeitura de São Bernardo e o governo do Estado, que financiam, juntos, 104 crianças e adolescentes.

Festa de Natal terá ceia e entrega de sacolinhas

A festa de Natal na IAM está marcada para sábado, das 8h às 12h, com direito à presença do Papai-Noel, lanche especial e apresentação de música e dança pelas crianças da instituição.

No final, serão distribuídas as 484 sacolinhas de Natal arrecadadas desde agosto, com roupas, calçados, brinquedos e material de higiene pessoal. Outra sacolinha - com alimentos - também será doada às famílias das crianças.

Na sexta-feira, almoço marca o encerramento das atividades do ano letivo para as crianças da creche. Os pequenos também farão uma apresentação para os pais e professores.

PORTA DE FABIANO

Uma ceia de Natal também será oferecida no dia 24, a partir das 18h, para os moradores de rua.

Prefeitura Mirim ensina sobre cidadania

Há duas décadas, as crianças da IAM participam, a cada dois anos, de eleição para escolher prefeito, vice e oito secretários. A ideia é despertar a cidadania nas crianças desde cedo. Tudo é muito organizado, com direito a título de eleitor, contagem de votos e, claro, campanha eleitoral. São três meses de exposição de ideias para o mandato, que tem a missão de zelar pelo bom funcionamento do Lar Escola.

Todo mundo tem direito de votar e cobrar os integrantes da Prefeitura Mirim sobre suas obrigações. "Procuramos saber quais são os problemas, como torneiras que vazam e maçanetas quebradas, para levar ao conhecimento da direção", explica o prefeito Jeferson Borges Santana, 12 anos. Os secretários têm papel fundamental para auxiliar o administrador a bolar projetos interessantes para os demais alunos.

"Promovemos campanhas sobre desperdício de água, conscientização da dengue, além de cuidarmos de eventos", afirma a secretária de Educação Michelly Aparecida Borges do Nascimento, 11. Embora engajados, os irmãos não querem seguir a carreira política quando crescerem. "Quero ser arquiteta", adianta Michelly. Jeferson sonha em desenhar para revistas em quadrinhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;