Economia Titulo Empresa
Crise pode ser oportunidade para pequenos empresários
Por Da Agência Brasil
29/03/2009 | 07:02
Compartilhar notícia


A crise financeira internacional que atinge, entre outros setores, o da exportação praticada por grandes empresas pode representar uma excelente oportunidade para os micro e pequenos empreendimentos. A avaliação é do analista de comércio exterior do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) Carlos Tavares.

"O Brasil não está sendo tão atingido pela crise como diversos países da Europa ou os Estados Unidos e a China. Além disso, as grandes empresas são as que mais sofrem com essa restrição de crédito (já que em geral necessitam de um volume maior de captação para desenvolverem seus projetos). A pequena empresa tem maior mobilidade e, conseguindo pequeno volume de crédito, pode aproveitar essa fase para conquistar novos mercados", afirmou.

Tavares acredita que muitos negócios de menor porte deixam de alavancar seus rendimentos porque não conhecem os procedimentos necessários para entrar no mercado internacional. Ele destacou, ainda, que não existe um ramo com maiores possibilidades de sucesso na venda para outros países, mas é preciso se adequar às exigências externas.

"O mercado internacional tem espaço para diversos setores, não há um específico com mais chances de dar certo. O que existe é uma série de normas e regras que os exportadores precisam conhecer. É possível exportar tudo, basta estar preparado para cumprir as exigências do mercado internacional", acrescentou.

Estatística - Dados do MDIC apontam que existem hoje no Brasil cerca de 20 mil empresas que exportam. Aproximadamente metade é formada por micro e pequenos empreendimentos.

Ao todo, no ano passado, o País contabilizou a exportação de R$ 197 bilhões. Desse montante, apenas R$ 3 bilhões são relativos aos negócios de menor porte, um volume ainda considerado pequeno, segundo Tavares.

Quem desejar obter informações sobre os procedimentos para exportar seus produtos, pode acessar o site www.portaldoexportador.gov.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;