Economia Titulo Indústria
Pesquisa da CNI aponta para mais cortes de empregos

Segundo estudo, mais de um terço das empresas pretende fazer novas demissões e suspender serviços terceirizados

13/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Apesar do forte ajuste feito no final do ano passado, o setor industrial ainda não fez todos os enxugamentos necessários no seu quadro de trabalhadores. Mais de um terço das empresas pretende fazer novas demissões e suspender serviços terceirizados, segundo consulta realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), no início de março, com 431 companhias do setor.

Os empresários também têm ressalvas sobre o efeito das medidas adotadas pelo governo no combate à crise. Para 54% deles, as medidas do Banco Central para atenuar a escassez e o alto custo do crédito têm tido efeito apenas moderado, e para 40% elas não estão sendo efetivas. No que se refere às medidas do governo para reaquecer a economia, a avaliação de 57% dos empresários é que elas estão funcionando de forma moderada, mas para 39% elas não estão fazendo efeito nenhum.

Para o setor é preciso - nessa ordem - maior redução de tributos, dos juros e do spread bancário (diferença entre o custo de captação dos recursos pelo banco e o cobrado do cliente) e maior oferta de capital de giro.

Segundo o levantamento, em 54% das empresas que adotaram ajustes houve demissão de funcionários ou suspensão de serviços terceirizados. Além disso, 53% suspenderam as contratações planejadas, 32% concederam férias coletivas, 27% adotaram banco de horas e 9% reduziram a jornada de trabalho e salários.

Para 41% das empresas, os ajustes já estão completos. Mas as demais responderam que devem adotar novas medidas num futuro próximo. Desse grupo, 36% pretendem demitir ou suspender serviços terceirizados. Outros 24% disseram que pretendem reduzir jornada de trabalho ou de salários, e 22% afirmaram que devem suspender as contratações planejadas. Apenas 13% preveem a abertura de novas vagas. A soma dos porcentuais, supera 100% porque as empresas puderam assinalar mais de uma opção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;