Economia Titulo Automóveis
Anfavea vai sugerir ao governo pacote de ajuda ao setor
05/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apresentará na próxima semana uma proposta ao governo para que um amplo pacote de medidas seja adotado para ajudar o setor automotivo. Uma das ideias será de incentivar proprietários de caminhões que troquem veículos usados por novos, com descontos.

No setor de veículos leves, o pedido é para que novas linhas de crédito sejam estudadas, além da própria manutenção da isenção do IPI que ainda não foi confirmada pelo governo para os próximos três meses. "Vamos tratar isso com o governo ainda em março", disse Alberto Meyer, vice-presidente da Anfavea e que está em Genebra participando de um dos principais salões de automóveis.

Meyer admite que o governo "não tem o mesmo caixa" dos países ricos para bancar o setor, mas aponta que a entidade está estudando medidas que de certa forma copiam a experiência na Europa. "Temos visto que os países que adotaram medidas de incentivo ao consumidor tiveram bons resultados, como na Alemanha", afirmou o executivo. Berlim oferece descontos significativos para qualquer alemão que troque seu veículo de mais de nove anos por um novo.

A Anfavea quer que o esquema seja introduzido no comércio de caminhões no País. Já a indústria automotiva mundial soma prejuízos de US$ 50 bilhões e demitiu 500 mil pessoas desde o início da crise. Os executivos do segmento alertam: o setor ainda não atingiu o fundo do poço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;