Economia Titulo
Petrobras desanima Bolsa
Por Do Diário do Grande ABC
15/01/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


O mercado de ações norte-americano teve nesta segunda-feira um dia de recuperação parcial das perdas acentuadas na semana passada, mas a Bovespa teve a alta final reduzida após uma queda das ações da Petrobras.

A Bolsa de Valores de São Paulo trabalhou descolada de Wall Street em boa parte da sessão e, quando acompanhou, não mostrou o mesmo entusiasmo dos EUA.

As preocupações com a economia norte-americana continuam como pano de fundo para o comportamento na retranca do mercado acionário doméstico.

O Ibovespa fechou em alta de 0,4%, aos 62.187,8 pontos, depois de oscilar entre a mínima de 61.643 pontos (-0,48%) e a máxima de 62.536 pontos (+0,96%). Com o desempenho de ontem, a queda acumulada em janeiro foi reduzida a -2,66%. O volume financeiro negociado foi fraco: totalizou apenas R$ 4,710 bilhões.

Quando o índice passou a cair no início da tarde, uma das causas foi a inversão das ações da Petrobras e a redução da alta dos papéis da Vale do Rio Doce. Mas Petrobras voltou a subir e o Ibovespa também recuperou o rumo ascendente - embora os papéis não tenham acompanhado até o final.

A estatal anunciou ontem a descoberta de gás no Peru, num volume estimado em 56 bilhões de m². Mesmo assim, a Petrobras ON e a PN caíram 0,2%.

A Vale do Rio Doce também titubeou nesta segunda-feira, mas a elevação dos preços dos metais no exterior e os rumores perto do fechamento de que a empresa colocou uma proposta de reajuste de 70% para o minério de ferro na mesa de negociações com as siderúrgicas chinesas, repetindo o movimento de 2005/6, favoreceu os ganhos no fechamento. As ações PNA subiram 0,95% e a Vale ON caiu 0,18%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;