Setecidades Titulo Saúde
Receita médica
incluirá atividade física

Instituto de São Caetano treina profissionais para orientar
a prescrição diária de atividades físicas além de remédios

Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
07/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Médicos de todo o Estado estão sendo treinados para incluir no receituário, além de remédios, outro importante aliado no tratamento de doenças: prática diária de atividades físicas.

A ideia foi lançada em 2009 nos Estados Unidos e implementada no ano seguinte. O Colégio Americano de Medicina Esportiva adotou como prática habitual de médicos de todas as especialidades a prescrição de exercícios físicos para o combate a males como hipertensão, diabetes e obesidade. Seja para crianças, adultos ou idosos.

O remédio deve ser mantido. Porém, as dosagens podem ser reduzidas gradualmente conforme o avanço na prática de atividades físicas. Dependendo da evolução do quadro de saúde, podem ser substituídas.

A instituição americana escolheu a Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano) para difundir a mesma orientação aos médicos brasileiros. Na semana passada, nos três dias em que ocorreu o Simpósio de Ciências do Esporte, no Centro de Convenções Rebouças, foram treinados cerca de 1.100 profissionais de todo Estado por meio de palestras e distribuição de material didático. O tema debatido esse ano foi Exercício é remédio.

Na Capital, participaram profissionais do Hospital das Clínicas, Albert Einsten e Instituto do Câncer. A expectativa é conseguir concretizar a iniciativa, inclusive em hospitais estaduais do Grande ABC, até o fim do ano. No Grande ABC há dois hospitais geridos pelo Estado, Mário Covas, em Santo André, e Serraria, em Diadema. O projeto conta com a parceria da Secretaria Estadual da Saúde. "O médico pode ajudar o paciente a sair do sedentarismo. O exercício é associado ao prazer por causa da liberação de diversas substâncias, como a endorfina. É por causa dessa sensação de bem-estar e conforto que queremos experimentar novamente no dia seguinte", explica o professor de educação física e pesquisador da Celafiscs, Timóteo Leandro de Araújo.

No entanto, é preciso ter cuidado com as mudanças bruscas. A dose ideal de exercícios é a de nível moderado, que permite conversação. Se a atividade for feita intensamente, há mais benefícios a curto prazo, mas provoca aumento da curva de risco com surgimento de fadiga muscular e lesões.

A sensibilização dos médicos é baseada na recomendação mundial para qualquer pessoa: atividade moderada de 30 minutos ao dia pelo menos cinco vezes por semana.

O pesquisador avalia que a classe médica atualmente exerce importante papel de mediador com a sociedade em termos de prevenção e investimento em qualidade de vida. "Medico ainda é o principal fator que modifica o estilo de vida das pessoas. Qualquer pessoa pode falar para você andar, mas ouvir do médico é diferente. É como se fizéssemos conspiração a favor da prática de atividade física."

Os médicos já treinados darão, junto com a receita da medicação e a ‘dose de exercícios', uma caixinha simbólica. Nela, virá bula com detalhes sobre os benefícios da prática de esportes.

Primeiros benefícios são psicológicos

O resultado do esforço físico diário moderado não é mensurado apenas com aumento da força muscular, flexibilidade ou fôlego. Os primeiros sinais que o corpo emite são exatamente os mais ausentes na vida moderna. "Aumento da autoestima, melhora no humor e rendimento. Depois, vêm os benefícios metabólicos, como diminuição da frequência cardíaca de repouso, queda na pressão arterial, dos níveis de açúcar e colesterol", explica o professor de educação física e coordenador do Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano), Timóteo Leandro de Araújo. A entidade atua na área de medicina esportiva, nutrição e fisioterapia e elabora pesquisas sobre o tema.

Apenas depois de três meses é que a prática de exercícios físicos provoca as modificações mais significativas na estrutura do corpo, como força da musculatura e capacidade de fazer atividade por mais tempo.

Quem cuida da alimentação e faz exercícios físicos regularmente raramente fica doente. É o caso do engenheiro mecânico Ivan Roger Gregori, 49 anos, que faz exercícios semanais há seis anos. "Se não faço, o corpo pede. O metabolismo acostuma e sinto falta." Para o engenheiro, a prescrição de exercícios ajudará muito a prevenir lesões, já que é comum a prática inadequada de esportes em busca da perda rápida de peso.

Histórico

Fundado em 1974, o Celafiscs é uma instituição científica independente, sem fins lucrativos, com o propósito de pesquisar a relação da atividade física e saúde em pelo menos quatro dimensões: recuperação, manutenção, promoção e excelência.

Além de treinar médicos para prescrição moderada de atividade física, o Celafiscs atua desde 2002 no projeto Agita São Paulo, também em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde.

O objetivo do programa é combater o sedentarismo no Estado com a promoção do nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios do estilo de vida ativa. Parcerias envolvem atualmente 200 instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas. A sede está situada na Rua Heloisa Pamplona, 269, bairro Fundação. Telefone: 4229-8980.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;